domingo, 3 de dezembro de 2017

CONFERÊNCIA ESPISCOPAL REUNIU-SE


De 13 a 19 de novembro, Os Bispos da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, num total de 13 Bispos com suas 12 dioceses, realizaram sua Sessão Ordinária, do ano pastoral 2017-2018, no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau, Guiné-Bissau.


Em comunhão com a Igreja diocesana de Bissau, os Bispos viveram um momento de alegria, participando das celebrações do Jubileu de seus 40 anos de existência, duas ordenações sacerdotais e uma diaconal. No Comunicado de Imprensa foi dito: “com profundo reconhecimento, os Bispos homenageiam Dom Settimio Arturo FERRAZZETTA pelo novo élan impresso à obra de evangelização e à obra social multidimensional que ele implementou no país. Sua divisa episcopal, “a verdade vos libertará”(Jo 8,32), continua sempre atual, dado o contexto sociopolítico do país”. 

Dom Settimio A.Ferrazzetta
Foi dito também: “os Bispos pedem a Deus para que as sementes do Evangelho, lançadas, há séculos, na terra guineense pelos missionários e especialmente após à criação da Diocese, continuem a produzir lindos, bons e múltiplos frutos, e que o Evangelho de Jesus Cristo se enraíze cada vez mais nos espíritos e nos corações”. Durante os trabalhos, os Bispos tiveram um dia de retiro, com o tema: “A pobreza para melhor seguir Cristo pobre”; prepararam a Exortação para a Quaresma 2018, com o tema «O respeito e a promoção do Bem Comum»; Aprofundaram o tema da pobreza nos nossos países a partir da perspetiva da fome. Neste sentido, os Bispos saudaram a bela iniciativa de uma Jornada Nacional de Nutrição celebrada pela primeira vez, na Guiné-Bissau, a 18 de Novembro de 2017; falaram da Jornada Mundial da Juventude e do Sínodo sobre Juventude em outubro 2018.

Na cerimónia de abertura, os Bispos contaram com a presença do Monsenhor Mislav HODZIC, Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica; No sábado, Foram recebidos em audiência pelo Presidente da Republica da Guiné-Bissau, Sua Excelência José Mário Vaz; receberam a Comissão de implantação da Unidade Universitária de Ziguinchor (UUZ) da Universidade Católica da Africa Ocidental (UCAO); receberam os Superiores Delegados das Congregações religiosas da Guiné-Bissau.
Fizeram a Eleição do Conselho de Presidência da Conferência que ficou assim constituído: Presidente: Dom José CÂMNATE, Bispo de Bissau; Vice-Presidente: Dom Paul Abel MAMBA, Bispo de Ziguinchor, Senegal; Segundo Vice-Presidente: Dom André GUEYE, Bispo de Thiés, Senegal.


Eles se alegraram pelo convite fraternal dos Missionários do PIME – Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras – para o jantar / convívio no contexto da celebração dos 70 anos da sua presença na Guiné-Bissau e os agradecem. Eles associam aos agradecimentos Dom Pedro ZILLI e todos os seus diocesanos de Bafatá pela oportunidade que lhes deu de visitar a sua diocese.
No fim da sua estadia na Guiné-Bissau, os Bispos reiteraram os seus calorosos agradecimentos a Dom José CÂMNATE NA BISSIGN, Bispo de Bissau e ao seu Auxiliar Dom José LAMPRA CÁ, pelo bom acolhimento e hospitalidade num ambiente propício, que permitiu um bom e frutuoso trabalho.

Pe. Mateus e Pe. Victor
Eles agradeceram a toda a família diocesana de Bissau: os sacerdotes, os religiosos e religiosas e fiéis leigos pelo caloroso acolhimento e por todos os gestos de atenção. Pediram a Deus para que as celebrações do jubileu dos 40 anos da diocese fossem uma fonte inesgotável de graças e bênçãos divinas para cada um e para todos.
Eles exprimiram a sua respeitosa gratidão às Autoridades públicas e administrativas da Guiné-Bissau pela hospitalidade oferecida e pelas facilidades concedidas para a boa estadia no país. Eles imploram as bênçãos e graças divinas para o país e suas populações, para um futuro melhor de esperança, de prosperidade e de paz.

No Capela do PIME em Bissau
Eles se alegraram pelo convite fraternal dos Missionários do PIME – Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras – para o jantar / convívio no contexto da celebração dos 70 anos da sua presença na Guiné-Bissau e os agradecem.
Eles agradecem a toda a família diocesana de Bissau: os sacerdotes, os religiosos e religiosas e fiéis leigos pelo caloroso acolhimento e por todos os gestos de atenção. Pedem a Deus para que as celebrações do jubileu dos 40 anos da diocese sejam uma fonte inesgotável de graças e bênçãos divinas para cada um e para todos. Eles exprimem a sua respeitosa gratidão às Autoridades públicas e administrativas da Guiné-Bissau pela hospitalidade oferecida e pelas facilidades concedidas para a boa estadia no país. Eles imploram as bênçãos e graças divinas para o país e suas populações, para um futuro melhor de esperança, de prosperidade e de paz


       


Nenhum comentário:

Postar um comentário