quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

QUEBO FAZ SUA FESTA PATRONAL



No domingo, dia 26 de novembro, “Solenidade de Cristo Rei do Universo”, a comunidade de Quebo viveu um lindo momento de fé e de confraternização em honra aos seu patrono, o “Beato Paulo VI”, cuja festa litúrgica ocorre no dia 26 de setembro, dia do seu nascimento no ano 1987. De fato, nos dias 27 a 29 de setembro, a comunidade fez o seu Tríduo de oração em honra do seu padroeiro. 

A razão da transferência da data da festa tem seu fundamento no fato de setembro ser tempo de chuva e dificultar as iniciativas. Na Missa, concelebrada pelo Pe. Ivan Luiz Walter e os Diáconos Permanentes Pedro Lang e Metodio Retexin, Dom Pedro sublinhou que a Primeira Leitura (Ezequiel 34) e o Salmo de Meditação (22) utilizam a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens e que o Evangelho (Mt. 25,31-46) apresenta o “rei” Jesus a interpelar os seus discípulos acerca do amor a ser partilhado com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos. Realçou que, na segunda leitura, (1 Cor. 15,20-26.28), Paulo lembra aos cristãos que o fim último da caminhada do crente é a participação nesse “Reino de Deus” de vida plena, para o qual Cristo nos conduz.




No início da celebração, um membro da comunidade apresentou a figura do Paulo VI, que entre outros aspectos, foi o primeiro Papa a visitar a África, mais precisamente, em Kampala, Uganda, nos dias 31 de julho a 02 de 1969. No mesmo dia da sua chegada a Kampala, inaugurou ao Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SCEAM). Foi lá que ele disse: “Vós, africanos, já sois os missionários de vós mesmos. A Igreja de Cristo está deveras enraizada nesta terra bendita”.












À tarde, a seguir ao almoço comunitário, foi vivido um lindo momento de alegria e descontração, com jogos e muitas brincadeiras que demonstravam uma comunidade vivaz e feliz por estar reunida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário