sábado, 23 de dezembro de 2017

BAFATÁ: CERTIFICAÇÃO AOS PRESTADORES DE SERVIÇOS PRIVADOS (PSPS)




Na manhã de terça-feira, dia 28 de novembro, no Salão do Sporting Clube Bafatá, realizou-se a cerimónia de certificação aos Prestadores de Serviços Privados (PSPs) formados pelo projeto de micro finanças SILC (Savings and Internal Lending Communities) Comunidade de Poupança de Crédito Interno – Prestador de Serviço Privado.

Fundado na parceria entre o CRS - Catholic Relief Services - e a Cáritas Diocesana de Bafatá, durante 10 meses, o Projeto, que visava preparar os agentes de terreno para atuar na melhoria das condições de vida da população, capacitou 15 PSPs, os quais, por sua vez, criaram 105 grupos de poupança e empréstimo comunitário em tabankas nas Regiões de Bafatá e Gabu, através da integração efetiva da metodologia SILC-PSP. Segundo Antoine Mendy, “os PSPs têm o encargo de perpetuar a metodologia Silc-PSP do CRS que continua a encantar o mundo, porque representa para as camadas mais vulneráveis um meio seguro e livre de desenvolvimento não só individual mas também comunitário”.
Participaram da cerimónia: o Sr. Saido, Governador da Região de Bafatá; Sr. Governador da Região de Gabu; Sr. Seco Sedibe, Regulo de Bafatá; Sra Carla Fajardo, Diretora do CRS no Senegal e Guiné-Bissau; Sr. Pe. Lucio Brentegani, Diretor da Caritas Diocesana de Bafatá; Sr. Mafusi Djaló, Delegado Regional de Educação em Bafatá; Sr. Pedro Dafé, Representante da Voz de Paz, pessoal da Caritas e do CRS, famílias beneficiadas pelo projeto e outros…

As autoridades administrativas de Bafatá e Gabu agradeceram a Caritas, o CRS, os PSPs e a população das duas Regiões pelo empenho na busca de “melhores condições de vida e mais capacidade de investimento, em vista de um futuro um pouco mais programado”.
Na sua intervenção, a Sra. Carla Fajardo salientou: “sabemos que as necessidades são grandes e estamos convencidos de que esse tipo de serviços pode realmente ajudar as famílias a melhorar sua qualidade de vida. Hoje, estamos juntos para comemorar a formatura de 15 prestadores de serviços privados, pessoas que foram eleitas por causa de sua capacidade e conhecimento de suas comunidades. Desejamos-lhe muitos sucessos no seu trabalho e esperamos continuar esta jornada junto com a Caritas e as comunidades na diocese de Bafatá”.


Na conclusão de suas palavras, Dom Pedro Zilli fez alguns agradecimentos: “muito obrigado à Caritas Diocesana de Bafatá, na pessoa do seu Diretor Pe. Lucio Brentegani; Muito obrigado à Sra. Carla Fajardo, Diretora do CRS no Senegal e Guiné-Bissau; Muito obrigado ao Sr. Antoine Mendy, Gerente do Projeto, que abraçou a causa; Muito obrigado às autoridades das Regiões de Bafatá e Gabu pelo acolhimento e apoio aos PSPs, agentes do terreno que, com a orientação da Caritas e do CRS estão a prestar um precioso serviço; Muito obrigado aos nossos irmãos muçulmanos; Muito obrigado à população que, nos seus 105 grupos, viram na iniciativa microcrédito uma real possibilidade de melhoria económica e social para suas famílias e comunidades. Que o Senhor continue abençoando do PSPs, os atuais grupos de todos aqueles que, certamente surgirão”




Nenhum comentário:

Postar um comentário