quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA (IAM): VISITA DA LUCIDALVA


Para animar Infância e Adolescência Missionária das Dioceses de Bissau e Bafatá, de 10 de novembro a 13 de dezembro, a Igreja da Guiné-Bissau teve a alegria de acolher a Sra. Lucidalva Maria Martinoti, coordenadora da Infância e Adolescência Missionária da Arquidiocese de Londrina, Paraná, Brasil.

Com o constante apoio do Pe. Giuseppe Giordano, dos Oblatos de Maria Imaculada – OMI – e Diretor Nacional da Comissão interdiocesana Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Lucidalva teve encontros com Párocos, Consagrados (as), seminaristas maiores e menores, raparigas das casas de formação, responsáveis paroquiais da Infância e Adolescência Missionária, responsáveis dos jovens e adolescentes, catequistas, catequizandos, Escutas, CVAV- Coração Valente, Alma Valente -, Schoenstatt, etc. Ela visitou as paróquias onde a Infância e Adolescência Missionaria já está implantada; visitou igualmente aquelas abertas a este dom de Deus para o crescimento do espírito missionário desde a mais tenra idade. No período em que esteve na Guiné-Bissau, alem das atividades na IAM, ela encontrou os missionários, visitou várias comunidades, fez costura, participou da celebração dos 40 anos da Diocese de Bissau e da Peregrinação Mariana de Cacheu.

No dia 11 de dezembro, sob a presidência de Dom Pedro Zilli, a Comissão interdiocesana Pontifícias Obras Missionárias (POM), nas pessoas do Diretor Nacional, Pe. Giordano, dos Diretores diocesanos de Bissau e de Bafatá: Pe. Franco Beati e Pe. Maio da Silva, da Irmã Maria de Lurdes e do casal Leandro e Pérola, foi feita uma espécie de avaliação do mês transcorrido com a Lucidalva e apontadas algumas perspectivas. Foi dito que a presença da Lucidalva foi muito importante para os animadores da IAM, ajudando-os no conteúdo e na metodologia para incentivar as crianças e adolescentes a crescerem no espirito missionário e no significado profundo da IAM; foi dito que sua presença entre nós, fez com que o ânimo dos que já estão na IAM fosse renovado e os que ainda não estão, sentissem o desejo de iniciar algo nas suas paróquias e missões. A Lucidalva sugeriu que as Irmãs que entendem o que é IAM e que já fizeram alguma experiência neste tipo de espiritualidade, poderiam dar uma mão no sentido de animar as crianças e adolescentes nesta caminhada missionária. Agradecendo pela oportunidade de estar na Guiné-Bissau, disse também que “aprendeu muito com a Igreja da Guiné-Bissau e que não deveria ser muito difícil intensificar a implantação da IAM, pois há muito gente boa e interessada”. Importante para ela, “é ajeitar a metodologia, usando do bom material e das boas sugestões que já existem”.


No final da reunião, Dom Pedro ofereceu um presente à Lucidalva, agradecendo-a pela simplicidade, pelo amor demonstrado às crianças e adolescentes e à causa missionaria; agradeceu o Pe. Giordano pelo entusiasmo em apoiar a Lucidalva durante todo o mês; agradeceu a Comissão POM e as missões que a acolheram; Agradeceu a Paróquia Nossa Senhora da Glória e a Arquidiocese de Londrina pelo seu envio a Guiné; agradeceu o Pe. Stefano Ferrari, PIME, ao casal Leandro e Pérola e todos os que colaboraram pelo bom êxito da visita. Sublinhou a importância da presença da Lucidalva conosco, ajudando-nos a crescer na convicção de que o Senhor chama todos os povos ao encontro com seu Filho, Jesus Cristo, “único Salvador do mundo”(Porta Fidei,6).





Nenhum comentário:

Postar um comentário