quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

CATIÓ: LUCA VINATI É ORDENADO DIÁCONO




No sábado, dia 16 de dezembro, a comunidade paroquial de Catió, o PIME, a Igreja da Guiné-Bissau e a família viveram um momento de profunda alegria: a ordenação diaconal do Luca Vinati PIME.

Na homilia, Dom Pedro sublinhou que no ano do Centenário das Aparições de Fátima, 70 anos da chegada do PIME na Guiné-Bissau, 40 anos da Diocese de Bissau, Luca deu a todos, um grande presente. Este presente foi especial para Catió que, apos ter visto um Rito do Acolitado e dois Votos perpétuos, pela primeira vez, viu alguém ser ordenado diácono na sua paróquia Nossa Senhora de Fátima; alegria para o PIME e para a Igreja que ganharam mais um missionário. A seguir, Dom Pedro disse: “alegria pela graça de ordenar diácono, um meu coirmão no PIME”.


A partir das leituras escolhidas pelo Luca, Dom Pedro o convidou a ser como Jeremias, profeta que “vê o mundo com os olhos de Deus”. Referindo-se ao Evangelho, recordou ao Luca a vocação de se tornar “Bom Samaritano da humanidade”, a exemplo de Jesus Cristo, “fazendo-se próximo dos Irmãos de todo o mundo, reconhecendo em todas as pessoas, sobretudo nas mais pobres e sofridas, o vulto de Jesus”.
Muito lindo o testemunho que o Luca compartilhou com os presentes no final da celebração: “durante o período transcorrido na Guiné, eu vi como é fundamental e atual o anuncio direto da Palavra de Deus. Nas visitas e catequeses semanais nas aldeias, eu fiz a experiência e toquei com a mão que existe o desejo e vontade de conhecer Deus, através da escuta da sua palavra. Por isto, é importante aproximar-se das pessoas, sentar ao lado delas com paciência e confiança, falar a sua própria linguagem para anunciar-lhes a Boa Nova de Jesus Cristo”.



Durante a prostração, enquanto se cantava a Ladainha, Luca foi coberto com panos tradicionais, expressão guineense do morrer a si mesmo para nascer para a comunidade. Depois, ofereceram-lhe uma cabra como gesto de gratidão da aldeia onde faz catequese. Num ambiente de alegria, Dom Pedro anunciou a ordenação diaconal do seminarista Luis Paulo Monteiro da Costa prevista para o sábado, dia 27 de janeiro. Pe. Fabio Motta, superior regional do PIME, agradeceu os padres Giovanni Phe Thu, Maurizio Fioravanti, as irmãs Beneditinas da Divina Providência, a comunidade paroquial e o próprio Luca pela boa preparação da celebração e das festividades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário