sábado, 23 de dezembro de 2017

FORMAÇÃO LITÚRGICA NO SETOR PASTORAL LESTE





Nos dias 01 a 03 de dezembro, sexta a domingo, cerca de 45 jovens e adultos das Paroquias do Setor Pastoral Leste, Diocese de Bafatá, participaram de uma formação litúrgica, no Salão da Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá.

Sob a orientação do Pe. Francisco Fernandes, os participantes refletiram sobre os seguintes temas: o que é liturgia?  tempo litúrgico; o espaço litúrgico; a liturgia é a vida da Igreja: as partes da missa – Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística, Ritos da Comunhão e Finais; a dimensão litúrgica da vida de Cristo; a Instituição da Eucaristia: Última Ceia. Segundo Pe. Francisco, “houve uma boa participação nas apresentações dos temas, nos debates e nos trabalhos de grupos”. Disse que “assumiram o empenho de trabalhar mais para que as nossas celebrações sejam mais ativas, frutuosas e participativas”. Na sexta-feira, Dom Pedro visitou o grupo, desejando-lhe “boa formação em vista de uma sempre melhor participação litúrgica dos fieis”. 

No domingo, primeiro domingo do Advento, Dom Pedro presidiu à celebração, animada pelos participantes da formação que manifestaram toda a sua alegria por terem aprofundado a beleza do mistério litúrgico. Dom Pedro agradeceu o Pe. Francisco pelo conteúdo apresentado e, sobretudo, “por ter transmitido ao grupo o amor à Liturgia”. Agradeceu o grupo e suas paróquias pela procura de uma Liturgia que leve “ao encontro com o Senhor e ao espirito missionário”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário