quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

IGREJA DA GUINÉ-BISSAU VIVEU MAIS UMA PEREGRINAÇÃO MARIANA





Sob o lema «Maria, ka bu medi, pabia bu otca grasa dianti di Deus”, Lc.1,30 (Não temas Maria, porque encontraste graça junto de Deus”), na sexta-feira e no sábado, dias 08 e 09 de dezembro, para celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, foi realizada a já habitual Peregrinação Nacional ao Santuário de Nossa Senhora da Natividade, em Cacheu.  



Tomando o lema da Jornada Mundial da Juventude de 2018: “Não temas, Maria, porque encontraste graça junto de Deus”, nossa Igreja quis estar unida ao Papa Francisco e aos jovens do mundo inteiro.
Na sexta-feira à tarde, houve uma marcha jovem de Capó para Cacheu (cerca de 7 Km), seguida de Adoração Eucarística, no recinto do Santuário, presidida por Dom Pedro Zilli. Foi um momento de intensa oração que se prolongou durante toda a noite.
Alguns estimam que cerca de 4.000 a 5.000 peregrinos marcaram presença nestes dois dias, cujo ponto mais alto foi a celebração eucarística, presidida pelo D. Pedro Zilli, concelebrada por Dom José Câmnate e Dom José Lampra Cá  e um bom número de sacerdotes  das duas dioceses.




Na homilia, Dom Pedro, recordando os 40 anos de criação da Diocese de Bissau (1977-2017), citou as palavras dos Bispos reunidos em Conferencia Episcopal na cidade de Bissau, de 13 a 19 de novembro, quando dizem no Comunicado de Imprensa: “com profundo reconhecimento, homenageamos Dom Settimio Arturo FERRAZZETTA pelo novo élan impresso à obra de evangelização e à obra social multidimensional que ele implementou no país. Sua divisa episcopal, ‘a verdade vos libertará (Jo 8,32), continua sempre atual, dado o contexto sociopolítico do país”. Dom Pedro falou do Ano Bíblico na Diocese de Bafatá, fundado no Salmo 119,105:  “ Tua palavra é  lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”.


No final da celebração, foi feito o lançamento da “Jornada Diocesana do Bispo” de Bissau, 2ª Edição, a transcorrer nos dias 21 e 22 de abril 2018, no Liceu João XXIII. Como de costume, muçulmanos marcaram presença, bem como as autoridades locais
Às 15,00 horas, Dom Lampra abençoou os objetos religiosos e os peregrinos que voltaram para seus lares muito felizes por terem vivido mais um momento de fé no Senhor que vem salvar seu povo e por terem louvado Maria, a Mãe da Divina Misericórdia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário