quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

BAFATÁ: A ALEGRIA DA CELEBRAÇÃO DO NATAL E NOVOS IRMÃOS NA FÉ

Catedral de Bafará noite de  Natal
Na noite de Natal, dia 24 de dezembro, Dom Pedro presidiu a Santa Missa da Vigília de Natal na Sé Catedral de Bafatá. Era bonito ver as crianças, os jovens e adultos vestidos com trajes de festa, o grupo coral cantando com alegria, os jovens encenando o anúncio da Anjo Gabriel a Maria, o nascimento de Jesus, os Pastores, os Reis Magos. Dom Pedro comentou que “dá para ver que, pouco a pouco, o Evangelho de Jesus vai entrando no coração das pessoas e vai purificando a cultura”. 

encenação do Nascimento de Jesus
Na homilia, ele citou o Evangelho, quando o Anjo disse aos Pastores: "Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”(Lc. 2,10-11). 

Com seminaristas da Paroquia Nossa Senhora da Graça Bafatá
Recordou as palavras do Pe. Piero Gheddo, um grande missionário do PIME, que escreveu em torno de 100 livros, artigos, etc, sobre missionários do  PIME e sobre as missoes, que trouxe a missao para dentro de nossas casas, falecido no dia 20 de dezembro. Ele dizia: “muitas  vezes, pergunto-me se o anúncio que eu faço com a minha vida e com minha palavra, é sempre uma mensagem da alegria que os pastores anunciaram na Noite Santa de Natal”.  
Dom Pedro falou da “alegria de Maria que aceitou o Misterio de Deus na sua  vida”. Sublinhou que “a nossa alegria deve ter seu fundamento no acolhimento do Misterio de Deus na nossa vida”. Falou da “alegria de José em cuidar do Filho de Deus”.

Batismo
No dia de Natal, de manhã, na Sé Catedral de Bafatá, 42 crianças receberam o Sacramento do Batismo. Em outras comunidades da Guiné-Bissau tambem houve Batismos no Natal. Os pais e toda a comunidade ficaram muito felizes, pois compreendem que o Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Compreendem que por meio dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo (o batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra)”.


Na mesma manha de Natal, Dom Pedro celebrou a Missa numa comunidade do interior chamada de “Sonaco”. No início da celebração, sublinhando as palavras de Jesus, em Mateus 18:20: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles”, Dom Pedro disse: “somos bem mais de dois ou três reunidos. Então o Emanuel, Deus conosco está no nosso meio”.

Sonaco
Tanto em Bafatá, como em Sonaco, Dom Pedro desejou Feliz Natal a todos na Diocese, na Guiné-Bissau, na Africa e no mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário