terça-feira, 26 de dezembro de 2017

DIOCESE DE BAFATÁ: MISSIONÁRIOS RECEM CHEGADOS FAZEM CURSO DE INTEGRAÇAO MISSIONARIA



Sob a coordenação do Conselho Permanente de Pastoral, nos dias 29 e 30 de novembro, quarta e quinta-feira, no Salão Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, os missionários, recém-chegados na Diocese, participaram de um momento de formação chamado de “Integração Missionária”. A formação visava facilitar a entrada, de quem chega, na realidade eclesial e social do País. Pe. Jose Pizzoli, Coordenador da Pastoral Diocesana, na carta convite datada de 20 de novembro, disse o seguinte: “o encontro é oferecido seja aos missionários que chegaram pela primeira vez nesta terra, como também aos que já passaram por aqui e agora voltam depois de alguns anos de ausência”.

Participaram da formação: Claudenice Santina de Lira, Cícera Bernardo do Nascimento e Marciel António da Silva da Comunidade Boa Nova, de Bolama; Pe. Alberto Zamberletti – PIME, em Nhabijão, Pe. Giovanni Phe Thu – PIME, Catió e o Dr. Piero Berra, Voluntário PIME, em Nhabijão; Irmã Maria Aparecida Silveira, das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (ASCJ), em Contuboel; Irmã Maria Pia Garbui, Franciscanas de Cristo Rei de Bedanda; Luís Paulo Monteiro da Costa, seminarista da Diocese de Bafatá, em Bambadinca; Irmã Reyna Olveira Ortiz da Congregação das Hermanas Franciscanas de la Inmaculada Concepcion de Bambadinca, Ir. Suzanne Djebba, das Missionárias da Imaculada.

Durante o encontro, Dom Pedro apresentou a caminhada da Igreja da Guiné-Bissau com especial atenção à Diocese de Bafatá; Pe. Pizzoli, o Ano Pastoral 2017/2018: Ano Bíblico; Pe. Paulo de Pina Araújo, coordenador da Comissão Diocesana de Catequese e membro do Conselho Permanente de Pastoral,  falou sobre a Catequese e os Diretórios Nacionais da Iniciação Cristã das Crianças e dos Adultos; Pe. Lucio Brentegani, Diretor da Caritas Diocesana, Leandro Morilha, Monica Canavesi, Maria Pedro Gomes e Edilson Correia Landim apresentaram a Pastoral Social e os serviços que a Caritas realiza; dentro da caminhada da Caritas Diocesana, Irmã Maria Cícera Marques da Silva comentou sobre Pastoral da Criança na Diocese de Bafatá.


O Curso de “Integração Missionária”, marcado pela celebração da Eucaristia, por momentos de oração, foi vivido com muito a alegria pelos participantes. Agradeceram pela oportunidade “de compreender o caminho da Diocese de Bafatá no seu serviço às comunidades cristãs e a todo o povo”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário