quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

DOM PEDRO ZILLI E PE. JOSE PIZZOLI VISITARAM SÃO FRANCISCO E SANTA CLARA




Nos dias 14 de 15 de dezembro, quinta e sexta-feira, Dom Pedro Zilli e Pe. Giuseppe Pizzoli visitaram o Centro Agrícola São Francisco da Floresta, Sul do País e da Diocese de Bafatá. A visita tinha como objetivos: ver como andam os trabalhos de transformação da castanha de caju; saudar os trabalhadores, ouvi-los e aprofundar alguns aspectos com eles; falar-lhes do caminho da Igreja da Guiné-Bissau e, em especial da Diocese de Bafatá; desejar-lhes Feliz Natal e Prospero 2018 e preparar a chegada dos amigos das Itália no próximo mês janeiro.

Na tarde da quinta-feira, depois de visitar a fábrica, tiveram um encontro com os trabalhadores. Dom Pedro tomou a palavra para saudar o Sr. Diego Mamasamba, Lucindo em visita a São Francisco e Santa Clara, e todo o grupo.
Diego, falando das atividades do Centro, disse que a nova organização dos trabalhos, com responsabilidades bem determinadas, está a permitir o controlo na colheita, armazenagem, transformação, embalagem, etc. do produto; falou da importância do novo forno que está a fazer com que a produção se intensifique.

Em nome dos trabalhadores, o Sr. Aliu Quebé, após ter sublinhado a alegria pela visita, apresentou algumas preocupações por parte do grupo; Concordou-se que, na visita de janeiro, poder-se-á aprofundar, mais detalhadamente o que, de fato, a Previdência Social oferece. Falou-se também de um possível encontro com um advogado, em Bafatá, sobre direitos e deveres dos trabalhadores. Tal encontro com trabalhadores da cúria e de missões da diocese, incluiria também os de São Francisco.
Ficou concordado que a visita dos amigos italianos, em São Francisco e Santa Clara, prevista para os dias 20 a 27 de janeiro, será uma propícia ocasião para a celebração do aniversário de 20 anos da morte do Leigo Missionário Vitorio Bicego, fundador e organizar do Centro, ocorrida no  23 de janeiro de 1998. No dia 24 será celebrada a missa pela sua alma. Será celebrada também por Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, grande impulsionador do Centro, falecido no dia 27 de janeiro de 1999. 


Dom Pedro e Pe. José falaram dos 40 anos da Diocese de Bissau; do Ano Bíblico na Diocese de Bafatá. Desejaram a todos Feliz Natal e Prospero Ano Novo de 2018. Momentos fortes foram as celebrações de duas missas no refeitório de Santa Clara.

Ficaram contentes em saber que o jovem Denis Sumba na Mbana, originário de Caboxanque e que residia em Bafatá, está em São Francisco e Santa Clara para as aulas de 2ª e 3ª classes de manhã e à tarde: de manhã, 61 alunos da 2ª classe e à tarde, 24 alunos da 3ª. Já iniciou a catequese com os meninos. Dom Pedro pediu a ele que “seja um missionário naquele ambiente tão carenciado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário