terça-feira, 5 de dezembro de 2017

BUBA: CEFA É INAUGURADO




No dia 23 de novembro, em Buba, teve lugar a cerimônia de inauguração do “Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA) Santo Isidoro Lavrador”, no terreno da Diocese de Bafatá. O CEFA insere-se no âmbito do Eixo 3 do Programa UE-ACTIVA - Ações Coletivas e Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura.

No ato de inauguração, marcaram presenças as seguintes autoridades: o Sr. Martinho dos Santos, Administrador de Buba, representando o Governador de Quinara, Sr. Mamadu Sanha; o Dr. António José Alves de Carvalho, Embaixador de Portugal; o Sr. Pablo Leunda Martiarena, Representante da União Europeia e demais autoridades administrativas e religiosas.
No que se refere à Igreja, a cerimónia contou com as presenças de Dom Pedro Zilli, Pe. Lucio Brentegani, Diretor da Caritas Bafatá, Pe. Admir Isnaba Pereira Tamba, Pároco da Paróquia Santa Cruz de Buba e primeiro Diretor do Centro, Sr. Leandro Morilha, Gestor da Caritas Bafatá para o Projeto UE ACTIVA, consagrados, consagradas, comunidade de Buba, etc

Depois do descerramento do quadro de Santo Isidoro, da bênção do Centro e de uma oração endereçada ao Santo, em que, entre outras coisas se pedia: “Abri os meus olhos e fazei-me ver, na semente que nasce, na flor que desabrocha, no fruto que amadurece, a força criadora de Deus onipotente”, chegou o momento dos discursos. Sublinhamos apenas um ou outro aspeto de uns deles. O Administrador do Setor de Buba, Sr. Martinho dos Santos falou da importância do Centro para Buba, para Quinara e para toda a Guiné-Bissau. Agradeceu o empenho de todos os intervenientes no Projeto; O Embaixador, Dr. António José Alves de Carvalho, ressaltou que a “Guiné-Bissau está a chegar num momento em que não se pode esperar mais para arrancar com seu desenvolvimento”. Sublinhou a necessidade “de se passar de uma cultura familiar, de subsistência para uma cultura de rendimento”. Dom Pedro Zilli falou de sua alegria por poder acolher o CEFA na Diocese: “alegria pela certeza de que muitos estudantes e famílias vão beneficiar do Centro que pode ser considerado pioneiro na Guiné-Bissau”; “alegria por ver que neste Centro, a agricultura será valorizada com um meio essencial para o desenvolvimento da Guiné-Bissau”.

Dom Pedro concluiu sua intervenção dizendo: “obrigado ao Sr. Governador da Região de Quinara; Obrigado à Caritas Guiné-Bissau, à Caritas Diocesana de Bafatá, à Paróquia Santa Cruz de Buba, à União Europeia, ao Instituto Camões, à FEC – Fundação Fé e Cooperação; obrigado ao primeiro Diretor do Centro Pe. Admir Isnaba Pereira Tamba, aos professores, alunos, a todos…! Graças a esta fundamental colaboração, hoje temos um Centro que oferecerá o ensino secundário técnico profissional na vertente agrícola. Atuando em interação com entidades regionais, nacionais e internacionais, o CEFA contribuirá para que a Guiné-Bissau melhore a sua prestação técnica no âmbito agrícola”.
No final da cerimónia os participantes do ato partilharam um almoço fraterno.
Recorde-se que, no dia 06 de novembro, o Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA) “Santo Isidoro Lavrador”, iniciou o seu primeiro ano de atividades formativas, em que foram abertas duas turmas de 10º ano do ensino secundário, com 65 alunos provenientes de todas regiões da Guiné-Bissau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário