terça-feira, 26 de dezembro de 2017

DIOCESE DE BAFATÁ, GABU: PROMESSA DE ESCUTEIROS


No sábado de manhã, dia 02 de dezembro, Dom Pedro Zilli esteve em visita à Paróquia Santa Isabel de Gabu para um momento muito especial: a celebração da Eucaristia, durante qual, foi fundado o Agrupamento Nº 18 dos Escuteiros na Guiné-Bissau, cuja Padroeira é Santa Isabel; houve a renovação da Promessa do Pároco, Pe. Daniel Thiara Boubane e a Promessa de 26 dirigentes, mais um do Agrupamento Nº 15.


Pe. Daniel fez sua Promessa, dizendo: “Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível para cumprir meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria; Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias; obedecer à Lei do Escuta; E desempenhar o melhor que puder as obrigações da missão que me é confiada”.
Dom Pedro entregou o lenço ao Pe. Daniel, dizendo: “Recebe este lenço como sinal da decisão de renovar o teu compromisso de escuteiro e de assumirdes um novo estatuto na paróquia, enquanto primeiro responsável pela animação e vivência da fé cristã, através do Escutismo. Que Deus te ilumine para sempre, neste nova tarefa de formação espiritual dos escuteiros do Agrupamento Nº 18 que te será confiado”.


Com a Promessa, Pe. Daniel passou a fazer “parte grande família de Dirigentes e Assistentes Espirituais do Escuteiros na Guiné-Bissau” (Ritual da Cerimónia).

A seguir, a exemplo de Pe. Daniel, foi feita Promessa dos 27 Dirigentes. Cada um deles prometeu: “cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria; Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias; obedecer à Lei do Escuta; E desempenhar o melhor que puder as obrigações da missão que me é confiada”.
Dom Pedro entregou-lhes o lenço, dizendo: “recebei este lenço como sinal da decisão de assumirdes o vosso compromisso batismal, como educadores e evangelizadores no Escutismo Católico Guineense”.

Pe. Daniel e Dom Pedro agradeceram a Direção Nacional Escuta pelo empenho na formação do Agrupamento Nº 18. Pediram a Santa Isabel que interceda junto ao Senhor pelo Escutismo na Guiné-Bissau e no mundo. 


No final da celebração, Dom Pedro agradeceu o Pe. Rafael Ligeiro da Comunidade Católica Nova Aliança, que passou uns meses, fazendo missão em Gabu, Bafatá, Bolama, Bissau, etc; agradeceu o jovem Gilmar, amigo da Comunidade Católica Nova Aliança, de Anápolis, Goiás, que passou uns dias visitando Gabu e outras comunidades; Agradeceu, de maneira especial, o consagrado da Comunidade Católica Nova Aliança, Claudinei Aparecido de Olivéria Silva, que foi missionário em Gabu desde fevereiro de 2015 e agora retornava ao Brasil para outra comunidade missionária.





O escutismo chegou a Guiné-Bissau em 1966 fundando pelo padre Artur Carreira, tendo como patrono Luís de Camões e padroeiro S. Jerónimo. Em 1974 foi interrompido, vindo a retomar a marcha em 1991, com a aprovação de Dom Settimio Ferrazzetta e com a refundação em 1993. Hoje é dos movimentos juvenis mais expressivos na educação dos jovens nas comunidades encetando linhas de diálogo com outras confissões que também têm escutismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário