domingo, 3 de dezembro de 2017

BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL VISITAM BAFATÁ


 Na semana, de 13 a 19 de novembro, os Bispos da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, reuniram-se no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau. No domingo, dia 19, viveram a solene celebração de ação de graças pelos 40 anos da Diocese de Bissau, duas ordenações sacerdotais, uma diaconal e encerramento da reunião.

Na manhã da segunda-feira, dia 20, alguns Bispos deixaram a Guiné-Bissau, outros viajaram na terça, 21. A partir dessa disponibilidade, Dom Pedro convidou os que permaneciam para uma visita a Bafatá na segunda. O convite foi bem acolhido com espirito missionário fraterno. Com uma boa participação de fieis, às 11,30 horas, na Sé Catedral, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Sua Eminência o Cardeal Dom Arlindo Gomes Furtado, Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde e concelebrada por Dom Théodore Adrien Sarr – Cardeal, Arcebispo Emérito de Dakar (Senegal); Dom Ildo Fortes, Bispo de Mindelo – Cabo Verde; Dom Ernest Sambou – Bispo de Saint-Louis (Senegal); Dom Martin Happe, Bispo de Nouakchott, (Mauritânia); Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau; Dom Pedro Zilli; Pe. Alberto Gomes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça, sede da Catedral; Pe. Jacques Aimé, da Diocese de Ziguinchor (Senegal) e Secretario Geral da Conferência Episcopal; P. Sergio Marcazzani da Diocese de Verona; Pe. Rafael Ligeiro da Comunidade Católica Nova Aliança e sacerdotes na Diocese de Bafatá. 

No início da celebração, Dom Pedro disse:nas nossas escolhas pastorais, nos inspiramos nas escolhas da Diocese de Bissau a quem consideramos nossa mãe. Gosto de pensar e dizer que nós, os mais antigos na Diocese de Bafatá, eramos diocesanos de Bissau e ajudamos a preparar as bases para a criação da Diocese de Bafatá”. Salientou que “a presença dos Senhores Bispos da Conferência Episcopal hoje, aqui em Bafatá, é para nós motivo de grande alegria e de graças do Senhor. Sacerdotes, consagrados, leigos missionários, paroquianos de Nossa Senhora da Graça e de São Daniel Comboni de outras paróquias e missões representam toda a Diocese. Que Nossa Senhora Assunta ao Céu, Padroeira da Diocese, cubra com seu manto sagrado, todos os Bispos da Conferencia, suas Dioceses, a Igreja da Guiné-Bissau, os dois novos sacerdotes e o novo diácono, ordenados ontem”.


Na homilia, Dom Arlindo, comentando o Evangelho do dia (Lc. 18,35-43) que fala do “cego de Jericó”, exortou os presentes a terem a mesma fé do cego que gritava: “Filho de Davi tem compaixão de mim”. No final da celebração, Dom Théodore Adrien falou da sua alegria por se considerar “diocesano” de Bafatá, pois sua família, nos idos tempos, “saiu da Região de Gabu para ir ao Senegal”.
A seguir ao almoço, os Bispos foram para um momento de oração a Maria na Ermida e deram a bênção aos presentes. Depois disso, retornaram para Bissau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário