quinta-feira, 1 de março de 2018

PE. LUCIANO ZILLI DA AULAS NO SEMINARIO EM BISSAU






Dentro do “Projeto de Solidariedade entre as Igrejas do Brasil e da Guiné Bissau”, de 22 de março de 2006, referente ao envio de professores brasileiros para darem aulas aos seminaristas maiores das Dioceses de Bissau e Bafatá, Franciscanos, Preciosíssimo Sangue e das Congregações Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs de Santa Mariana de Jesus e Franciscanas Missionarias do Coração Imaculado de Maria, de 07 de janeiro a 07 de fevereiro, o Pe. Luciano Zilli, primo do Dom Pedro Zilli, sacerdote da Diocese de Palmas, no Estado de Tocantins, esteve na Guiné-Bissau, ministrando os cursos de "Introdução a Sagrada Escritura" e "Livros narrativos históricos do Antigo Testamento", a um grupo de 16 estudantes, entre seminaristas e irmãs.

Por ocasião da celebração do aniversario do Seminário, dias 26 e 27 de janeiro,  Pe. Luciano fez uma palestra subordinada ao tema: “a importância da Terra Santa no contexto dos estudos bíblicos”. Falando da sua experiencia de estudos em Jerusalém, ele aprofundou com os estudantes e professores, assuntos como a “Arqueologia na terra Santa”, “As terras bíblicas: Geografia bíblica”, etc. “O encontro com Pe. Luciano sobre os lugares bíblicos, foi uma preciosa ocasião para que se tome, ainda mais, o gosto pela Bíblia”, avaliaram os participantes.




Durante a sua estadia na Guiné-Bissau, Pe. Luciano colaborou em atividades pastorais nas paróquias de Bissau, participou da ordenação episcopal e tomada de posse do Dom Gabriel Mendy, novo bispo de Banjul no Gâmbia e fins de semana ia para Bafatá.
Conforme Pe. Luciano, “o momento foi adequado também para conhecer a comunidade da Guiné-Bissau. Durante a semana, além de ministrar aulas, também participava da vida do seminário, em orações, momentos celebrativos, entre outros”. 
     Desde dezembro 2004 a janeiro e fevereiro 2018, o Seminário foi beneficiado com a     
     presença de 16 professores brasileiros, dos quais, 03 vieram duas vezes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário