sexta-feira, 30 de março de 2018

BAMDADINCA: “MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR”, PROFISSÃO DE FÉ E JURAMENTO DE FIDELIDADE

Pe. Inácio, Luís Paulo, Dom Pedro e Pe. Domingo

Na quinta-feira Santa, dia 29 de março, à tarde, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Bambadinca, Dom Pedro presidiu à celebração da “Missa Vespertina da Ceia do Senhor”. Na Missa, concelebrada pelo Pároco Pe. Domingos da Fonseca e pelo vigário paroquial, Pe. Inácio Djú, o seminarista Luís Paulo da Costa Monteiro, cuja ordenação diaconal está marcada para o “Sábado da Oitava da Páscoa”, dia 07 de abril, na Sé Catedral de Bafatá, fez a “Profissão de Fé” e o “Juramento de Fidelidade”.

Na homilia, Dom Pedro sublinhou os pontos fundamentais da celebração:  comemorar aquela Última Ceia na qual o Senhor Jesus na noite em que ia ser entregue, tendo amado até ao fim os seus que estavam no mundo, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho, os entregou aos Apóstolos para que os tomassem, e lhes mandou, a eles e aos seus sucessores no sacerdócio, que os oferecessem também. Numa mesma celebração, a instituição da Eucaristia, a instituição da Ordem sacerdotal e o mandamento do Senhor sobre a caridade fraterna, numa atitude de serviço simbolizado pelo “lava-pés”.


O seminarista Luís Paulo, candidato ao sacramento da Ordem do Grau do Diaconato, fez a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade diante do Dom Pedro, dos dois sacerdotes acima referidos, das religiosas de Bambadinca e da comunidade paroquial. O rito da Profissão de Fé é a declaração pública do candidato que afirma crer na fé da Igreja e em tudo o que ela ensina. O Juramento de Fidelidade declara que o candidato conhece as obrigações do ministério e abraça livremente o Sacramento da Ordem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário