quarta-feira, 28 de março de 2018

BOLAMA FESTEJOU O SEU PADROEIRO SÃO JOSÉ




No dia 19 de março, segunda-feira, a Paróquia da Ilha de Bolama, Diocese de Bafatá, viveu a missa solene do seu Padroeiro São José. No início da celebração o Pároco Pe. Abraão Ambessum Sambu saudou os fieis com estas palavras: “Amados irmãos e irmãs da Paróquia de São José, rendemos graças a Deus por mais uma festa na nossa comunidade paroquial. É uma alegria e uma bênção de Deus podermos festejar mais um ano do nosso padroeiro São José. Pai adotivo de Jesus, e esposo da virgem Maria e Portador universal da Santa Igreja”.  

Na homilia, Pe. Abraão sublinhou que “o evangelho afirma que São José ‘era um Homem justo’ (Mt 1,19) e que, na linguagem Bíblica, isto significa repleto de todas as Virtudes, de santidade completa, perfeita”.
A partir do tema “Com São José transformamos a alegria do Evangelho em serviço à vida”, a comunidade teve a honra de se comprometer em seguir o exemplo de São José, sendo promotora da paz e do acolhimento das pessoas que vivem em grande vulnerabilidade, especialmente, os migrantes existentes na ilha.


No Tríduo realizado nos dias 14 a 16 de março – quarta a sexta-feira -, Pe. Abraão refletiu sobre alguns pontos centrais da vida de São José; a Irmã Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira - da Congregação Franciscanas Missionarias Diocesanas da Encarnação falou sobre São José e a migração; na sexta-feira, depois da via-sacra, a Missionária Cícera Bernardo Nascimento da Comunidade Católica Boa Nova, aprofundou com os presentes sobre São José um Simples Servo que escutou a voz de Deus e o amou.








No sábado, dia 17, de manhã, apos a Santa Missa, houve a “corrida de São José”, onde os jovens correram 100 e 200 metros; houve igualmente a corrida de saco. 


À noite, o Grupo Coral da Paróquia, animado pelo Pe. Paulo de Pina Araújo, presenteou a comunidade com um lindo concerto musical no São Polivalente da ENAC – Escola Normal de Formação Amilcar Cabral. O concerto contou com a participação de três corais evangélicos de Bolama. 
Vale ressaltar que durante a missa solene do domingo, a comunidade rezou pela cidade de Bolama que celebrou, no dia 18, os seus 139 anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário