sábado, 3 de março de 2018

BAFATÁ: ENCONTRO DA COMISSÃO DIOCESANA DE INCULTURAÇÃO




Realizou-se o encontro da Comissão Diocesana da Inculturação, nos dia 16 e 17 de fevereiro, sexta-feira e sábado, em Bafatá, precisamente na Paróquia Nossa Senhora da Graça.
O objetivo do encontro era para celebrar a conversão de São Paulo, que a Comissão propõe como seu padroeiro. Como não foi possível celebrar essa data no dia 25 de janeiro passado, a celebração foi adiada para os dias 16 e 17 de fevereiro.
Estavam presentes: Carlitos Na Dum (Bedanda), coordenador do setor pastoral Sul; Antonio Pereira Coia (Bolama); José Agostinho (Catió); Inês Gomes (Catió); Sadjo Batista Corintua (Cacine); Africano Kaite Bionga (Cacine); Aquiles Dan Na Cul (Quebo); Isna Natum ( Cafal) e Albino Quadé ( Tite).
No dia 16, encontro foi precedido pela via-sacra, seguido de um pequena conversação com os representantes do Setor Pastoral Sul, em seguida, o jantar.


O dia seguinte, 17, foi iniciado com a Santa Missa as 7h30 na Sé Catedral. As 8h30 chegaram os representantes do setor pastoral leste. Eram: Carlos Alberto de Oliveira Cruz (Bafatá), coordenador do setor pastoral leste;  Abel Djono, coordenador paroquial da Inculturação, João Batista Lopes (Gabú).
Depois do pequeno almoço, iniciou-se o encontro, presidido pelo Pe. Alberto Gomes, coordenador da Comissão Diocesana da Inculturação com a seguinte ordem do dia:
1. Lectio divina sobre o texto: 1 Cor 9, 16-19. 22-23, sublinhando a figura do Apostolo Paulo
2. Um breve olhar sobre as 3 perguntas enviadas no mês de junho 2017. a. Levantamento de todas as etnias da sua localidade; b. Sentido do toca-tcur em cada uma das etnias da sua localidade; c. Como é que fazem as cerimonias de toca-tcur nessas etnias;
3. Introdução geral sobre a Inculturação: sua finalidade e sua importância.
4. Datas dos próximos encontros: 1º. fim da 2ª semana do mês de Março em Buba, a confirmar, só para o Setor Pastoral Sul, para a entrega de respostas e troca de ideias sobre as três perguntas. 2º. a nível diocesano: 4 e 5 de Maio 2018 em Buba para uma “resposta-síntese” sobre as 3 perguntas.
5. Diversos:
Antes de começar o encontro com a 1ª ordem do dia, o professor José Agostinho de Catió que tem muita experiência, fez uma boa introdução sobre a diferença entre a cultura e o ato cultural.
O encontro foi vivo e ótimo com boas trocas de ideias. Encerrou-se as 13h com um grande almoço.

Um comentário:

  1. Meu nome é Mariam Jones no ano passado. Eu precisava de ajuda para recuperar meu marido, depois de ler excelentes críticas sobre o Dr. Zulu Lord e seu feitiço on-line. Eu tive uma situação onde eu precisava desesperadamente de ajuda sobrenatural, todos os esforços físicos feitos para resgatar meu marido sempre falharam. Meu marido parou de amar e cuidar de mim e nossos filhos depois de 7 anos de casa feliz. Ele me machucou tanto, eu enfrentei tanta violência doméstica, ele se tornou um mentiroso profissional e, pior de tudo, ele começou a usar drogas e álcool. Ele não podia mais suportar sua tortura quando queria o divórcio. Eu não podia perder meu marido com um espírito estranho, sabia que ele era um homem amoroso antes de nos casarmos, mas eu não sabia o que aconteceu.

    O feitiço do Dr. Zulu Lord foi tão grande e poderoso que a atitude de meu eterno marido e o desejo pelo mal mudaram apenas 24 horas após o fim do feitiço. As razões pelas quais eu posso recomendar o Dr. Zulu Lord Spiritual Home a qualquer um são, seu feitiço é real e funciona, Dr. Zulu Lord não lança o feitiço contra o desejo de ninguém e seu feitiço dura eternamente. Eu tenho observado o comportamento de meu marido desde outubro, ele ainda é o mesmo, ele nunca parou de me amar novamente, o amor continua crescendo a cada dia e continuamos a prosperar com as bênçãos que seguem o encanto do Dr. Zulu Lord. Essa é a razão pela qual eu posso recomendá-lo a qualquer um, até mesmo ao meu pior inimigo, não só para que eu possa ajudá-lo
    1) ser promovido em qualquer coisa que você faça.
    2) Ganhe um bom dinheiro ou ganhe na loteria.
    3) alcançar o sucesso nos negócios.
    4) problemas espirituais.
    5) ganha o julgamento.
    6) Encontre o seu parceiro de vida.
    7) Obter um emprego bem remunerado.
    8) Controle o seu casamento.
    9) recebe o favor e conquista a atração do povo.
    10) recuperar o dinheiro perdido.
    (11) Ele te cura de todas as doenças. curável e incurável como HIV / AIDS, câncer, qualquer coisa
    (12) resolve problemas de gravidez e abençoa você com bebês. Mais uma vez, envie um email para dr.zulugreattemple@gmail.com ou whatsapp em +2349075609697

    ResponderExcluir