sexta-feira, 30 de março de 2018

MISSA DO CRISMA E INÍCIO DA “AÇAO EVANGELIZADORA: CADA COMUNIDADE UMA NOVA VOCAÇÃO”



Na terça-feira Santa, dia 27 de março, foi celebrada a Missa do Crisma na Catedral de Bafatá. A celebração, presidida por D. Pedro Zilli, contou com a presença de todos os sacerdotes na diocese, religiosas, Novas Comunidades e leigos. Os presentes viveram a alegria de rezar pelos seus sacerdotes que renovaram suas Promessas Sacerdotais; Dom Pedro, ladeado pelos sacerdotes, abençoou os óleos que serão usados nos diversos sacramentos. Na celebração, iniciou-se oficialmente na Diocese a “Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma Nova Vocação”
Adicionar legenda

Na homilia, Dom Zilli destacou a alegria do exercício do ministério e agradeceu os sacerdotes pelo serviço que fazem na Diocese.  Estendeu os agradecimentos às Religiosas, às Novas Comunidades, aos Leigos Missionários, Catequistas e todos que têm uma missão nas várias Paróquias e Missões, como também nas Comissões outros serviços diocesanos. Falou da importância do Evangelho em nossas vidas e sublinhou as palavras de Jesus: “hoje se cumpriu esta passagem da escritura que acabastes de ouvir” (Lc. 4,21); recordou as palavras do salmo 94 que diz: “hoje se ouvis a voz do Senhor não fecheis o vosso coração”. Fez referência a algumas passagens bíblicas, tais como: “nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc. 2,11); A Zaqueu “hoje a salvação nesta casa” (Lc. 19,9); Dom Pedro realçou que estas são “palavras chaves” para a vivência da vida missionária. Enfatizou que os sacerdotes, os consagrados e leigos são chamados a viverem o “Hoje de Deus” em suas vidas.  Encerrou sua homilia lembrando de Nossa Senhora, cantado “Maria do sim, que eu seja fiel até o fim”. “Mesmo na fraqueza, sejamos fiéis até o fim” - afirmou.

Logo a seguir à “Renovação das Promessas Sacerdotais”, Dom Pedro, os sacerdotes e toda a Assembleia rezaram a oração vocacional “Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: ‘Vem e Segue-me’…”. E no final da celebração foram rezadas “Aves Marias” a Nossa Senhora. Foram estes os modos de iniciar oficialmente na Diocese a “Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma Nova Vocação”, uma iniciativa do Regional Sul 2 da CNBB – Arquidioceses e Dioceses do Paraná – que já envolveu outros regionais. São 52 dioceses. A “Ação Evangelizadora” é composta de dois eixos: 1º Rezar pelas vocações: em todos os encontros/reuniões das Paróquias/Missões iniciar ou terminar com uma dezena do rosário pelas vocações; 2. Evangelizar pelas Redes Sociais. Publicar vídeos breves, densos de vida cristã-presbiteral-religiosa-laical (todas as vocações) nos meios de comunicação, interagindo com os Regionais, Arqui/Dioceses, Paróquias, Pastorais, Movimentos Eclesiais etc.







Seminaristas


Novos Missionários e hóspedes

No final da celebração os seminaristas diocesanos apresentaram suas atividades vocacionais na diocese e os novos missionários e hóspedes foram apresentados. Depois da celebração, houve o habitual almoço, uma forma de agradecimento aos agentes de pastoral por todo o bem que realizam durante o ano.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário