sábado, 10 de março de 2018

JOPAIS – JOVENS PAIS - ENCONTRARAM-SE EM BAMBADINCA



No segundo domingo da Quaresma, dia 25 de fevereiro, Dom Pedro presidiu a celebração da Eucaristia em Bambadinca. Na celebração, concelebrada pelo Pe. Domingos da Fonseca, Pe Inácio Dju e Pe. Maio da Silva. 16 jovens catecúmenos, entre rapazes e raparigas, fizeram o RITO DA ELEIÇÃO OU DA INSCRIÇÃO DO NOME para serem admitidos aos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia, depois de feita a preparação e de celebrados os escrutínios.

Após à Santa Missa, Dom Pedro encontrou-se com o grupo chamado de          JOPAIS - Jovens Pais. São jovens que tiveram filhos fora do matrimônio. Na conversa, os jovens salientaram a importância de se valorizar ainda mais a Palavra Deus para que eles possam chegar ao Matrimônio e ajudar outros jovens a viveram uma vida de mais pureza e mais preparação para a vida matrimonial. Pediram aos bispos, aos párocos e responsáveis de comunidades que acolham os jovens que “caíram na asneira” da gravidez sem terem medido as consequências. Foi sublinhado ser importante que assumam os filhos como uma graça de Deus, pois “eles não têm culpa de nada e são amados pelo Senhor”. Pediram que sejam acolhidos na Igreja como catequistas e não sejam postos de lado por ela. Dom Pedro e Pe. Domingos da Fonseca – que também estava presente – realçaram que ninguém se sinta “abandonado” pela Igreja, mas se esforce para chegar ao matrimonio e demais sacramentos para viver em plenitude em comunhão na Igreja.  Pe. Domingos enfatizou que a questão dos jovens, no que refere a ter filhos antes do matrimonio, é complexa e pode ser resumida em três situações: há aqueles que têm filhos e continuam juntos; há aqueles que fazem experiências com um parceiro/a e depois com outro/a.... E vão disseminando filhos; há aqueles que têm filhos e depois, cada um vai para o seu lado.




No sábado, dia 24, a Dra Lucinda Barbosa Aukarie falando sobre o Direito Familiar, esclareceu muitas dúvidas sobre o Direito na Guiné-Bissau naquilo que se refere à família; Pe. Jose Pizzoli refletiu com os participantes sobre o que a Bíblia diz sobre a família.







Animados pela Comissão da Juventude e Adolescência, cujo coordenador é o Pe. Maio da Silva, os presentes voltaram para suas casas muito animados, pedindo que se faça mais “momentos como este”. Agradeceram os padres, irmãs e comunidade de Bambadinca “pela boa hospitalidade”. Agradeceram a Dom Pedro “por ter vindo encontrá-los e mostrar-lhes sua proximidade”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário