sexta-feira, 2 de março de 2018

FLORIANÓPOLIS VISITA EMPADA



De 02 a 15 de fevereiro, a Diocese de Bafatá, mais precisamente, a Paroquia Nossa Consolata em Empada, tiveram a alegria de acolher o Pe. Vilson Groh, fundador di "Instituto Vilson Groh", membros do Instituto e o grupo do "Projeto Resgate", ambos de Floranopolis, Santa Catarina, no Brasil. No total eram 14 pessoas.

O Instituto Vilson Groh, há alguns anos, tem apoiado a comunidade com kits de materiais escolares, construção de escolas, de cantina para alimentação no período de estudo, reforma de escolas e atividades formativas nas férias,...! Em 2016, por exemplo, foram apoiadas 1.224 crianças e adolescentes. Como em outros anos, neste mês de fevereiro, o Instituto trabalhou na formação de professores em Empada, como também em Buba no CEFA – Centro Educacional Formação Agrícola – Santo Isidoro Lavrador. Em Buba, com os professores do CEFA e alguns do Liceu Regional Siaka Turé, o tema foi o "Papel do educador". Em Kudon foi feita a inauguração da Escola com duas salas de aulas e 01 armazém, o que permitirá aos alunos "saírem da barraca", foi dito pelos professores;  Em Empada, no Liceu Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, a inauguração de um pavilhão com 03 salas, possibilitando que as aulas sejam dadas todas de dia.

O Projeto Resgate tralhou muito nas consultas médicas e odontológicas em Empada, Darsalan, Kudon e Mui. Foram mais de 800 consultas. O Resgate assumiu o empenho em ajudar o Centro de Recuperação Nutricional e o Hospital de Empada, enviando apoios. De fato, Bruno Becker, coordenador do Projeto, disse antes de embarcar para a Guiné-Bissau: "Agora em 1º de fevereiro chegamos em Guiné-Bissau para essa ação de saúde de combate à malária. A gente vai também para fazer um diagnóstico das principais necessidades da região e nos próximos anos conseguir agir em outras áreas também".
Pe. Maio da Silva, que tem acompanhado mais de perto os catarinenses em suas ações em Empada, ressaltou que os "duas instituições ajudaram muito a população. Deram um testemunho de amor e caridade. Escutavam as pessoas com amor".


No dia 14 de fevereiro, o grupo veio para Bafatá, tendo participado da Missa da Quarta feira de cinzas. Dom Pedro e Caritas Bafatá teve um encontro com Pe. Vilson para delinear novas iniciativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário