segunda-feira, 12 de março de 2018

ARQUIDIOCESE DE GOIÂNIA VISITA A GUINÉ-BISSAU






De 20 de fevereiro a 01 de março, a Diocese de Bafatá acolheu mais um grupo de Goiás. Desta vez, a Arquidiocese de Goiânia enviou o Pe. Antônio, Pe. Maximiliano, com um grupo de 06 médicos, 2 estudantes de medicina e outros profissionais: Hugo e Júlia, Luciano e Patrícia, Sebastião e Marla, Elísio, Gustavo, Marita, Consuelo, Beatriz. Os atendimentos médicos constaram, em Clínica Geral: Buba – 200 atendimentos; Caboxangue – 250; Bafatá – 22; em Dermatologia: Tite – 54; Bolama – 56; Gabú – 13; e Cirurgia: Gabú – 4.

Depois das várias visitas, na tarde do dia 28 de fevereiro, Dom Pedro, encontrou-se com o grupo, em Bafatá. Apresentou-lhes o caminho da Diocese nos seus aspectos históricos e nas suas atuações missionárias: evangelização, saúde e educação. Leandro Morilha falou da Caritas Diocesana e da sua “presença estável” no empenho social; Adriana Nishiyama sublinhou que na programação da visita, procurou-se contemplar os três âmbitos de atuação da Igreja: evangelização, saúde e educação. Disse que se teve o cuidado de os médicos não ficarem somente no hospital e somente num lugar. Que estivessem o mais possível com a população mais carenciada entre os carenciados...! Disse que, a partir do conhecimento da realidade, “o hospede fica mais rico em humanidade e espiritualidade...”. 

Em Buba
Pe. Antônio convidou o grupo a partilhar suas emoções vividas durante a visita, tendo presente uma orientação bem precisa: “Cristo, a Igreja, a Missão. Viver a Missão a partir da fé”. Pe. Max disse ter visto bons sinais de esperança, entre eles: a escola e o esforço para se ir à escola. Disse que voltava ao Brasil, “fortalecido na fé”; nas intervenções dos membros do grupo, foi sublinhado entre outras coisas: agradecimento pela boa comida e acolhida das missões; veio-se para ajudar e saiu-se ajudado; admiração pelo estilo de visa simples dos guineenses e dos missionários; a Igreja se preocupa com a realidade do povo, estando-lhe próximo...!


A seguir a este encontro, foi celebrada a Santa Missa: uma verdadeira ação de graças por tudo aquilo que foi vivido. No dia 01 de manhã, após mais uma Santa Missa, o grupo seguiu para Bissau, “agradecido à Cúria Diocesana, à Comunidade Católica Nova Aliança e às Missões de Bolama, Buba, Cabuxangue e Tite “pelo maravilhoso acolhimento”. Dom Pedro, Adriana, Bruno, Fabiana, Leandro manifestaram o seu agradecimento ao grupo “pelo amor demonstrado”. Enviaram um grande abraço ao arcebispo Dom Washington Cruz e seus auxiliares Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes e toda a Arquidiocese de Goiânia.

Consulta em Cabuxangue


Nenhum comentário:

Postar um comentário