domingo, 25 de fevereiro de 2018

ORDENAÇÃO E INTRONIZAÇÃO DO DO DOM GABRIEL MENDY, BISPO DE BANJUL, PRIMEIRO BISPO DE ORIGEM GAMBIANA



Vários milhares de fiéis católicos se reuniram no sábado, 03 de fevereiro, no Estádio da Independência, em Bakau, na Gâmbia, para participar da primeira ordenação episcopal de Dom Gabriel Mendy, originário do país, nomeado bispo de Banjul em 30 de novembro de 2017 pelo Papa Francisco. Da Guiné, Dom Pedro Zilli, sacerdotes, consagrados e leigos participaram do ato representando a Igreja guineense. No domingo, dia 04, na Catedral Nossa da Assunção, em Banjul, ele tomou posse.

O bispo Gabriel Mendy, que nasceu a 19 abril de 1967 em Lamin (Gâmbia), é um religioso espiritano. Ele sucedeu, como bispo de Banjul - a capital do país - a Dom Robert Patrick Ellison que atingiu o limite de idade. Gabriel é o primeiro bispo gambiano a ser nomeado para esta missão desde a criação da diocese há mais de sessenta anos. Durante a cerimônia de ordenação, o representante da nunciatura Apostólica leu a Bula de nomeação do novo bispo. Dom Gabriel que, tem como divisa episcopal, “O Espirito Santo, ensinar-vos-á todas as coisas”(Jo. 14,26), pediu as orações dos fiéis para que "o Senhor o faça capaz de cumprir bem sua missão de pastor às pessoas que lhe foram confiadas".

Dom Pedro Zilli, seu primo Pe. Luciano Zilli, Pe. Bernardo da Cunha, outros sacerdotes, religiosas e leigos manifestaram sua alegria por poder participar de um ato tão importante. Levaram uma mensagem e presentes ao bispo. Ficaram muito felizes por ver alegria dos católicos e de todo o povo gambiano que ganhava mais um bispo, desta vez um filho da terra.
Enclave do Senegal, a Gâmbia é o país mais pequeno da África continental.  Ex-colônia britânica, o país conta com menos de 2 milhões de habitantes, dos quais mais de 90% são muçulmanos. Os cristãos rondam os 5%. A Diocese de Banjul, a única do País, faz parte da Conferência Episcopal da Gâmbia e da Serra Leoa. 


A Gâmbia assumiu o centro das atenções no final de 2016, quando o ditador Yahya Jammeh, para surpresa de todos, reconheceu sua derrota nas eleições presidenciais e chamou o vencedor, Adama Barrow, para parabenizá-lo. Assim, levou 22 anos (1994-2016) de ditadura feroz. O bispo Ellison foi quase declarado "persona non grata" quando assumiu uma posição contra Jammeh que proclamou a Gambia "República Islâmica" (dezembro de 2015).



O primeiro bispo de Banjul foi Dom Michael Moloney: 1958-1981



o segundo: Dom Michael J. Cleary: 1981-2006; 


o terceiro: Dom Robert P. Ellison: 2006-2017. Todos os três irlandeses e espiritanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário