sábado, 9 de junho de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: CV-AV REUNIU-SE PARA SESSÃO DE FORMAÇÃO


1

De 01 a 03 de junho – sexta-feira a domingo-, Ainês e Menores do Movimento de Ação Católica para a evangelização das crianças - CV-AV (Coração Valente – Alma Valente), das Paróquias/Missões de Bafatá, Bambadinca, Buba, Gabu e Quebo, num total de 198 - 30 Menores e 168 Ainês -, reuniram-se em Bafatá. Com eles, estavam 05 Futuros Dirigentes, 03 Dirigentes e a Assistente Espiritual Irmã Lisângela da Trindade Sousa Taraveira.
No sábado de manhã, na Sé Catedral, participaram da celebração eucarística presidida por Dom Pedro Zilli e concelebrada por Pe. Alberto Gomes, Pároco da Paróquia Nossa Senhor da Graça. Dom Pedro e deu-lhes “boas vindas e desejou-lhes boa formação”. Falou dos catequistas das Dioceses de Bissau e Bafatá que têm como padroeiro São Carlos Lwanga dos Mártires de Uganda e que celebram seu dia no sábado mais próximo ao dia 03 de junho, dia celebração do santo ugandense e seus companheiros, martirizados nos anos de 1986 e 1887, canonizados no dia 18 de outubro de 1964 pelo Papa Paulo VI. Falou-lhes dos catequistas do Setor Pastoral Sul reunidos em Buba, na sexta e no sábado, e dos Setor Pastoral Leste com reunião prevista para domingo, dia 03, em Bafatá.

Como em várias outras celebrações, antes da bênção final, no quadro da “Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma Nova Vocação”, Dom Pedro convidou os Valentes e toda a comunidade a rezarem três Aves Marias pelas vocações.
Os participantes tiveram os seguintes momentos de formação: técnica de secretariado e administração (Malam Sanhá); associativismo e voluntariado (Julio José da Costa Junior); conhecer a si mesmo e respeitar o próprio corpo (Aldair Francisco Tcherno); vida do movimento: criança apóstola de criança (Raimundo Domingos Cabi); aborto: qual o ensinamento da Igreja a respeito? (Diácono Luís Paulo).


No domingo de manhã, juntamente com o Sr. Albino Vasco da Gama, Presidente do Bureau Diocesano (BD) e um grupo de catequistas do Setor Pastoral Leste, participaram da Solenidade de Corpus Christi, na missa presidida por Dom Pedro e concelebrada pelos Pe. Alberto Gomes, Inácio Djú, com o serviço do Diácono Luís Paulo. O Sr. Albino anunciou que, nos dias 01 e 07 de julho, serão realizadas promessas de Valentes em Bafatá e Buba. A seguir à celebração, no Salão da Paróquia, fizeram a avaliação de como correram as coisas naquilo que “houve de bom e no que melhorar”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário