terça-feira, 19 de junho de 2018

SETOR PASTORAL SUL REUNI-SE





Com a participação de 21 pessoas, realizou-se no dia 14 de junho, nas dependências do Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA), “Santo Isidoro Lavrador”, em Buba, a reunião do Setor Pastoral Sul.

Novos missionários
Os participantes começaram o encontro com o pequeno almoço, seguido pela Santa Missa. Logo após à Eucaristia, seguiram para o salão e começaram a reunião com a seguinte ordem do dia: Apresentação da última Exortação Apostólica do Papa Francisco "Gaudete et Exsultate”, SOBRE A CHAMADA À SANTIDADE
NO MUNDO ATUAL. Pe. José Pizzoli, coordenador diocesano de pastoral, falou aos presentes da exortação papal, tendo feito um resumo que, segundo a intervenção de alguns, “encantou a todos”.
Em seguida foi feita a avaliação do Ano Bíblico (2017- 2018). De modo geral, o ano foi positivo devido ao engajamento e participação das comunidades: a Lectio Divina, a compra de bíblias, a peregrinação bíblica do Setor Pastoral Sul, a catequese com a Bíblia, foram os aspetos mais realçados. No entanto, algumas dificuldades marcaram este ano: a pouca aderência na compra de bíblias em algumas paróquias e comunidades, a compreensão da língua portuguesa
No fim, já nos diversos, foram apresentados os novos missionários e missionárias do Setor: Frei Bernardo, Mariana, seminarista Gabriel, e o casal Pércio e Márcia da Missão Católica Beato Paulo VI de Quebo e Ir. Rita missionária da Consolata que retornou à missão de Empada.

Ir. Dorilene
Foi feita a despedida das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, FMDE que, durante 04 anos, viveram a missão em Bolama. Nas palavras da Irmã Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira, fundadora da Congregação, “deixam a Guiné, por um período que o Espírito determinar”.
O encontro foi concluído com o almoço na casa dos padres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário