quinta-feira, 14 de junho de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: 1ª ASSEMBLEIA GERAL DA CARITAS DIOCESANA



Sob a presidência de Dom Pedro Zilli e coordenação do Pe. Lucio Brentegani, nos dias 6 e 7 de junho, quarta e quinta-feira, no Salão Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, na Curia diocesana, realizou-se a Primeira Assembleia Geral da Caritas Diocesana de Bafatá.
No discurso de abertura, Dom Pedro, disse, entre outros aspetos: "No dia 01 de agosto do ano passado, 2017, Dom José Câmnate Na Bissign, Bispo da Diocese de Bissau, criou a Caritas diocesana de Bissau e eu criei a de Bafatá. Quisemos que fossem criadas no mesmo dia para demonstrar a comunhão e a colaboração que alimentamos na nossa relação […]. Abro a 1ª Assembleia Geral da Caritas Diocesana de Bafatá com este versículo de São Paulo na Primeira Carta aos Coríntios: ‘Agora, portanto, permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas porem é a caridade’ (13,13). E com uma frase de Madre Teresa de Calcutá: ‘As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam’. Um pensamento muito forte que nos interpela a sair de nós mesmos e ir ao encontro do irmão".

A Assembleia Geral contou com a presença dos representantes de todas as Paróquias e Missões da Diocese e com o staff da Cáritas, num total de 38 participantes.
O programa incluiu a apresentação do organograma da Caritas Diocesana, com os diferentes Departamentos: Educação e Ensino, Saúde/Nutrição, Agricultura, Microfinanças e Nhabijão. Cada Departamento apresentou o próprio trabalho e os projetos em curso.
Foi apresentado, discutido e aprovado o Plano Estratégico 2018-2022, que traça as diretrizes de trabalho para os próximos 4 anos. Também foram apresentados, discutidos e aprovados o Balanço Económico do período 01/01/2017 - 31/05/2018 e o Orçamento 2018-2022.

Enfim a Assembleia elegeu 02 conselheiros para o Conselho de Administração da Caritas Diocesana.
Na tentativa de intensificar o caminho da Caritas Diocesana, de maneira compartilhada por todas as comunidades da Diocese, a 1ª Assembleia Geral, momento histórico na vida da Diocese, foi ritmada pela santa missa, pela oração e pela boa colaboração e participação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário