domingo, 24 de junho de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: ENCONTRO DE FAMÍLIAS




Sob a orientação do Pe. António Ambona, Coordenador da Comissão Diocesana de famílias na Diocese de Bafatá, das Irmãs Maria Cícera Marques de Contuboel e Maria Inocenza Giacomozzi de Empada, de quinta-feira a domingo, 21 a 24 de junho, teve lugar nas dependências do Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA), “Santo Isidoro Lavrador” em Buba, o encontro de famílias da diocese de Bafatá, com 52 participantes provenientes da Paróquias e Missões de Bafatá, Bedanda, Bolama, Buba, Catió, Contuboel, Empada, Santa Francisco/Santa Clara eTite.

Durante o encontro, os casais tiveram a oração do terço, Santa Missa, Adoração Eucarística e momento de profundas meditações a partir de dois temas tratados: “A Bíblia, luz para a família” e “Valores e virtudes na Bíblia”.
Dom Pedro Zilli, que esteve com o grupo na sexta e no sábado, presidiu a Santa Missa, nestes dois dias, e meditou sobre os dois temas acima, tendo feito a Lectio Divna.
Na sexta-feira de manhã, o primeiro tema: “A Bíblia, luz para a família”. Refletiu com os participantes, a passagem de Josué 24,1-2a.15-17.18b que é a Primeira Leitura do XXIº Domingo Comum B. Com o testemunho de fé de Josué, o povo, que já havia recebido o dom da terra, escolheu Javé.  Sob a iluminação dos ensinamentos desta leitura, os grupos de trabalho refletiram sobre as seguintes perguntas: 1. “como educar os filhos?”, 2. “o matrimonio tradicional tem uma componente cultual? Uma componente cultural?”, 3. qual é o dever da família na paróquia ou na comunidade? Foram dadas respostas como: educar os filhos com fundamentos na Palavra de Deus; nos valores da fé, fazendo-os participar das celebrações litúrgicas e dos momentos catequéticos; pai e mãe juntos na educação dos filhos, evitando desacordo entre os dois no modo de educá-los; no respeito pelo valor do matrimonio tradicional que contem em si uma grande riqueza; sobre o dever da família na Paróquia ou na comunidade, foi dito que tanto em casa, como na Igreja, “o papel da família é unir”, evangelizar através da catequese, do aconselhamento dos jovens, participação na caritas, na disponibilização dos filhos para a escolha vocacional; saber guardar segredos; testemunhar o amor de Jesus Cristo.

No sábado de manhã, foi feita a Lectio Divina de dois outros textos bíblicos, que são proclamados na Solenidade da Sagrada Família. O Ben Sira (Sirácida) 3,3-7.14-17a que procura explicar aos filhos já adultos os dois aspetos de Ex.20,12: o mandamento Honra teu pai e tua mãe e a promessa para que se prolonguem teus dias na terra que te dá o Senhor, teu Deus; o segundo texto, Col. 3,12-21 é uma palavra para os cristãos ressuscitados com Cristo (3,1), amador por Deus, Santos e diletos (v.12), devem imitar a Cristo (v.13 c) e cumprir sua palavra. Daí vem o relacionamento dos irmãos na fé, a vida em família “no Senhor”.
Os grupos refletiram sobre os dois textos e trouxeram boas contribuições no plenário. Um grupo disse que leu Colossenses “quatro vezes”. Falou-se da necessidade de se rezar pelos filhos para que cuidem bem de seus pais; foi sublinhado a importância do perdão na família, da vivência da caridade, do colocar Cristo em primeiro lugar….

Pedro e Salete
No sábado à tarde, os casais Diácono Pedro Lang e sua esposa Salete Lang de Quebo, Benício e Titina de Bafatá, Francisco e Florinda de Buba falaram de suas experiências familiares: dificuldades, mas sobretudo, alegrias de uma vida vivida no amor.

Benicio e Titina
Ainda no sábado, à tarde, houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento e, a seguir ao jantar, um momento cultural de diversão. No domingo de manhã, Santa Missa da Solenidade do Nascimento de São João Batista, avaliação e perspectivas, e “visitas a lugares importantes de Buba”.


Francisco e Florinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário