quarta-feira, 30 de maio de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: JORNADA DAS ESCOLAS CATÓLICAS




Nos dias 28 e 29 de maio, segunda e terça-feira, teve lugar no novo salão da cúria diocesana de Bafatá, dedicado a “Dom Settimio Arturo Ferrazzetta”, a Jornada das Escolas Católicas da Diocese de Bafatá: aquelas privadas e aquelas em que a Diocese participa na sua gestão, as de autogestão. Em companhia de Dom Pedro Zilli, do Vigário Geral Pe. Domingos da Fonseca e do Diretor da Cáritas Diocesana, Pe. Lúcio Brentegani, os cerca de 40 participantes - supervisores, diretores, membros do Departamento de Educação e Ensino -, viveram dois dias de intensas atividades, fundadas na celebração da Eucaristia e na oração.
Logo no inicio da Jornada, Pe. Lucio fez a apresentação do Departamento de Educação e Ensino (DEE): coordenador, Sr. Edilson Correia Landin (Edi); conselheiros:  Irma Ana Lúcia dos Santos da Congregação Santa Terezinha, Irmã Maria Salomé Pinto da Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Roberta de Oliveira Barbosa da Comunidade Católica Nova Aliança e o Sr. Mario Nacanlé de Catió.  
A seguir, Dom Pedro tomou a palavra para a abertura da Jornada. Realçou que “o DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO, que passou a ocupar o lugar da Comissão Diocesana de Educação e Ensino, está no Organograma da Caritas Diocesana de Bafatá juntamente com os Departamentos de Saúde/Nutrição, Agricultura, Microfsinanças e Nhabijão”. Acrescentou que, “juntamente com os demais Departamentos, o DEE é chamado a dar o seu contributo para a paz, a reconciliação e o ‘desenvolvimento solidário’ no território da Diocese de Bafatá. Disse “muito obrigado ao Pe. Lucio e ao pessoal do DEE. Obrigado a todos os participantes desta Jornada que estamos a iniciar”. Desejou “bom trabalho a todos”.

Pe. Domingos da Fonseca apresentou o tema dos “valores pedagógicos e educativos que sustentam as Escolas Católicas”. Num momento de estudo muito aprofundado sobre a Educação vista pela Igreja Católica, Pe. Domingos sublinhou que os pais “estão a perder o controlo de seus filhos e vão à procura de escolas que saibam colaborar com eles na educação destes seus filhos”. Realçou que nossas Escolas devem “transmitir valores humanos, morais, espirituais, afetivos, sentido de auto estima, respeito pelo outro, sentido do dever, solidariedade, bem comum…”.
Durante a Jornada, houve trabalhos de grupos, debates, concerto musical, exposição de trabalhos de alunos. Tudo isto fez com que as atividades decorressem de modo tranquilo e profundo.
Ponto fundamental dos dois dias, foi a apresentação, por parte do Sr. Edi, do “relatório de visitas do DEE” às nossas Escolas, em todo o território da Diocese. Tal relatório revelou que, embora se deva melhorar, o trabalho está a ser positivo. 
Outro ponto importante da Jornada foi a “elaboração do calendário escolar e de visitas às escolas do ano letivo 2018-2019”.


Na terça-feira, ao meio dia, fez-se encerramento da Jornada com umas palavras de Dom Pedro. Agradeceu a presença e o empenho de todos; agradeceu a Caritas que, através do DEE, realizou a Jornada. Ele pediu aos presentes: “façamos tudo por amor a Deus e aos irmãos. Pensemos nos irmãozinhos que sonham com a possibilidade de uma escola”. Encorajou a todos com as palavras de São Paulo aos Gálatas 6,9: “não esmoreçamos na prática do bem, pois no devido tempo, colheremos o fruto, se não desanimarmos”. Citou a linda frase do Dom Hélder Câmara: “É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca”.


A Jornada foi encerrada, com os agradecimentos do Pe. Lucio, um lindo momento de oração, a bênção de Dom Pedro Zilli e almoço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário