terça-feira, 12 de junho de 2018

CATEQUISTAS GUINEENSES CELEBRAM SEU DIA

Catequistas Setor Pastoral Sul em Buba

Desde de 2008, as Dioceses de Bissau e Bafatá decidiram instituir o “dia do catequista guineense”, tendo adotado São Carlos Lwanga, cuja festa ocorre no dia 03 de junho, como seu padroeiro. Desde então, em torno desta data, os catequistas se encontram para celebrar o seu dia: tal encontro pode ser a nível diocesano, setorial ou paroquial. Neste ano, foi feito em escala setorial.   
Na Diocese de Bafatá, sob o lema “catequista, testemunha da Palavra”, catequistas diocesanos reuniram-se em Buba e Bafatá.

Lagoa de Cufada

Na sexta-feira à tarde e sábado de manhã - 01 e 02 de junho, 40 catequistas do Setor Pastoral Sul, acompanhados pelo Pe. Paulo de Pina Araújo, coordenador diocesano de catequese e Frei Máximo Capina, coordenador da catequese no Setor Pastoral Sul, reuniram-se Buba.  Em Bafatá, sob a orientação do Pe. Inácio Dju, coordenador da catequese no Setor Pastoral Leste, 55 catequistas reuniram-se, no domingo, dia 03 de junho. Tanto em Buba como em Bafatá, dentro da vivência do Ano Bíblico, Pe. Giuseppe Pizzoli refletiu com eles sobre “o catequista, testemunha da Palavra”.

Salão em Buba
Em Buba, na sexta-feira à tarde, os catequistas tiveram um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, viram o filme “Deus não está morto” e participaram de um concurso bíblico. No sábado de manhã, a partir do testemunho de São Carlos Lwanga e Companheiros, martirizados nos anos de 1986 e 1887, canonizados no dia 18 de outubro de 1964 pelo Papa Paulo VI, Pe. Pizzoli falou sobre “o catequista, testemunha da Palavra”. Entre os vários textos citados, tanto em Buba, como em Bafatá, Pe. Pizzoli fez uma boa meditação sobre a Primeira Carta de São João, 1,1.3:
"1.O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida 3.o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo". 
Ainda na parte da manhã, juntamente com os catequistas, Dom Pedro Zilli, visitou a Lagoa de Cufada, Parque natural guineense, distante 13 kms de Buba. Depois do almoço, encontrou-se com eles para agradecer-lhes por “todo o empenho na catequese”. Agradeceu a Comissão Diocesana de catequese “pela dedicação em bem acompanhar os catequistas”. Pediu a todos para que “estejam sempre mais em comunhão com o Senhor, na oração, na escuta da Palavra e nos Sacramentos”.

Catequistas Setor Pastoral Leste na Catedral de Bafatá
Como já dito, no Setor Pastoral Leste, o “dia do catequista guineense”, foi celebrado no domingo, dia 03 de junho, em Bafatá. Teve seu inicio com a missa da Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, na Se Catedral. A missa, presidida por Dom Pedro Zilli, concelebrada pelo Pároco Pe. Alberto Gomes e Pe. Inácio Dju, coordenador da catequese do Setor Pastoral, contou com o serviço do Diácono Luís Paulo Monteiro. Na missa, alem da comunidade paroquial e dos catequistas, participaram também os quase 200 membros do CVAV (Coração Valente, Alma Valente).

Em Bafatá
Depois da missa, apresentando o tema já referido – “o catequista, testemunha da Palavra” – Pe. Pizzoli sublinhou a importância da coragem da fé, de “não ter medo de nada, aceitando o martírio como testemunho da fé”. Incentivou a todos à meditação da Palavra de Deus, fonte de vida. Como em Buba, houve um concurso bíblico.
Tanto na missa, como no encontro com os catequistas, Dom agradeceu-lhes “por todo o bem que fazem a tantos irmãos que querem conhecer o caminho de Jesus”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário