sábado, 30 de junho de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: 4ª ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE PASTORAL



Sob a coordenação do Conselho Permanente de Pastoral, teve lugar, nos dias 25 a 27 de junho, segunda a quarta-feira, no salão Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, na Cúria Diocesana, a 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral. A Assembleia se propôs a dar seguimento aos trabalhos de estudos, aprofundamento com vistas à promulgação do Projeto Diocesano de Pastoral para o triénio 2018-2019, 2019-2020, 2020-2021 - que tem como tema “A Igreja anuncia o Evangelho com alegria” - e apresentação do tema e das propostas para o Ano Pastoral 2018-2019. Houve também a avaliação do Ano Bíblico 2017-2018.

Na abertura da Assembleia, depois da Leitura do Salmo 119 (118), que inclui o tema do Ano Bíblico, “Lâmpada para os meus passos é tua palavra e luz em meu caminho” (v.105), dedicou-se um momento à avaliação do referido ano que chegou à sua conclusão. Queria-se que o Ano Bíblico fosse uma boa ocasião para valorizar a chegada das Bíblias do Brasil, promover a sua divulgação e, sobretudo, sensibilizar as comunidades para um sempre maior contato com a Palavra de Deus.

Os participantes, a partir da própria experiência pastoral deste ano, fizeram sua avaliação, tendo presentes as seguintes perguntas: Em que este Ano Bíblico nos ajudou a crescer? Quais as dificuldades que encontramos neste Ano Bíblico? Quais as nossas esperanças e sugestões para que o Ano Bíblico não fique somente como uma boa lembrança? 


Trinte e nove agentes de pastoral participaram da Assembleia:  Dom Pedro Zilli, Pe. Giuseppe Pizzoli, coordenador diocesano de pastoral, os membros do Conselho Permanente de Pastoral, os sacerdotes, os membros das Comissões Diocesanas e um representante de cada comunidade religiosa ou missionária não incluída nos grupos anteriores: praticamente, o Secretariado Pastoral Alargado.

Ir. Francisca 
No final da celebração da Missa de encerramento da Assembléia, a Irmã Ana Francisca Pontes Alexandre das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação anunciou que a Congregação está deixando Bolama, no mês de julho, depois de 4 anos de presença na diocese. Agradeceu a todos por tudo aquilo que foi vivido conjuntamente.
Na caminhada da Diocese de Bafatá, desde a sua criação em março de 2001, vários foram os momentos de reuniões diocesanas: 04 Assembleias; 03 Encontros de Reflexão; 01 Estágio Diocesano Inter-áreas Pastorais; 04 Secretariados Diocesanos de Pastoral Alargados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário