quarta-feira, 13 de junho de 2018

RADIO SOL MANSI: IIIª ASSEMBLEIA GERAL



Sob a presidência de Dom Pedro Zilli, Presidente do Conselho de Administração e da presença contínua do Vice-Presidente, Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau, na terça-feira, dia 05 de junho, a Radio Sol Mansi, da Igreja Católica na Guiné-Bissau, realizou a sua IIIª Assembleia Geral que teve como tema: “17 anos ao serviço da paz”. Conforme a “Convocatória”, datada de 03 de abril, os 27 delegados presentes, dos 33 convocados, trataram os seguintes assuntos: Relatório sobre a vida da RSM nos últimos três anos; Perspetivas da RSM; Proposta de revisão dos Estatutos da RSM.


Como previsto, às 9,00 horas, depois da invocação ao Espírito Santo, da oração “para obter sabedoria” e do “Pai Nosso”, Dom Pedro Zilli fez o discurso de abertura da IIIª Assembleia Geral da RSM. Nas suas palavras, Dom Pedro enfatizou: “queremos…rever o caminho da nossa Radio, a partir da sua Segunda Assembleia Geral, no dia 02 de junho de 2015. Lá se foram 03 anos. Três anos de muitas lutas, muitas dificuldades, muitos desafios, muitas conquistas e muitas alegrias. Alegrias por ver o empenho de todo o pessoal da Radio que vai dando passos largos na apropriação do profissionalismo, abnegação e transmissão de valores que uma estação emissora exige.  Alegria por ver que os ouvintes gostam de ouvir a Radio Sol Mansi. Ficam tristes quando, por motivos técnicos, o sinal não chega”.


Durante os trabalhos, foi feita uma reflexão aprofundada sobre o itinerário percorrido pela Radio. Vários delegados deram boas sugestões: sugestões de que conhece a estrutura da emissora, a partir de dentro, e de quem é ouvinte. Uma pergunta fundamental perpassou todos os trabalhos do dia: como melhorar o serviço da RSM no que se refere à qualidade de seus programas e das condições técnicas? Nos debates foi realçado que, apesar de todos os limites, a Radio está a progredir significativamente. Congratulou-se com a gestão transparente dos recursos económicos sob sua responsabilidade.  Foi salientado, mais de uma vez, que a Sol Mansi é uma radio católica e que tem o dever de anunciar valores que levem ao desenvolvimento integral do ser humano. Diante das eventuais “concorrências” de outras rádios, concordou-se que não se pode por em causa a sua “linha editorial”. Foi dito que revisão dos Estatutos permitirá que a radio caminhe com mais clareza na busca de concretização de seus objetivos.
No final da tarde, depois das palavras de encorajamento e de exortação ao “profissionalismo”, por parte de Dom Lampra, Dom Pedro disse: “Declaro por encerrada a IIIª Assembleia Geral da Radio Sol Mansi, agradecendo a Radio pelos seus 91 programas. Que sejam sempre melhores. Agradeço a todos os ouvintes, todos aqueles que participam da coleta, em favor da radio, do segundo domingo de novembro; agradeço todos os parceiros e benfeitores”.


Tais palavras completaram o que Dom Pedro havia dito no discurso de abertura: “agradeço o Conselho de Administração, Direção, Coordenadores de Estúdios, Jornalistas, apresentadores, correspondentes, técnicos, parceiros, benfeitores, ouvintes e todos os que fizeram com que RSM chegasse ao ponto em que chegou, contribuindo ‘para a formação integral da pessoa humana, assente na paz, na reconciliação, no desenvolvimento, no diálogo entre as religiões, no seio da sociedade e no respeito pela diversidade’. Cabe-nos continuar o trabalho. A Assembleia de hoje pode ajudar neste sentido”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário