quarta-feira, 4 de outubro de 2017

DIOCESE DE BAFATÁ: ESTAGIO PARA CATEQUISTAS PRIMEIRO ANÚNCIO NAS TABANCAS E COMUNIDADES


Com o tema “Primeiro Anúncio nas tabancas e comunidades”, teve lugar em Contuboel, de 11 a 15 de setembro, um encontro formativo destinado aos catequistas com menos de dois anos de experiência, animadores e futuros animadores nas tabancas. Sob a orientação do Pe. Paulo de Pina Araújo coordenador diocesano da catequese; Padre Inácio Djú,  coordenador da catequese no Setor Pastoral Leste e do seminarista Luca Vinati – PIME – de Catió e o fundamental acolhimento das Irmãs, participaram do encontro 32 catequistas das seguitnes paróquias e missões: Paróquia Nossa Senhora da Graça – Bafatá: 03; São Daniel Comboni – Bafatá: 02; Bambadinca: 02; Bedanda: 03; Bolama: 03; Buba: 01; Cacine: 01; Cafal: 01; Quitafine:01; Catió: 04; Contuboel: 01; Empada: 02; Gabu: 02; Quebo: 03; Tite: 03.



O encontro marcado pela celebração da Santa Missa quodiana e varios momentos de oração, contou com a colaboraçao do Pe. Jose Pizzoli que falou da Evangelização segundo o ensinamento da Igreja, explicando os cinco passos fundamentais no processo do Anúncio:
1-    Testemunho de caridade
2-    Primeiro anúncio para a conversão
3-    Catequese para os sacramentos
4-    Vida de Comunhão na comunidade
5-    Missão

A seguir falou sobre o como fazer a primeira Evangelização nas tabancas onde nunca se ouviu falar de Jesus. A partir daí introduziu o primeiro anúncio segundo o evangelho de Marcos.
Falou da importância deste Evangelho no primeiro anúncio por causa da experiência de vida que Marcos fez com Pedro, que simboliza o anunciador do Evangelho dentro da comunidade e com Paulo, o anunciador do Evangelho aos povos pagãos. Neste sentido o evangelho de Marcos tem essas duas dimensões da Evangelização. Disse que é um Evangelho catecumenal porque Marcos o escreveu como um manual para dar catequese.
No fim falou da metodogia de Marcos que é de carater pedagógico, isto é,  ajuda o catecúmeno a usar a sua capacidade para entender e tirar as suas próprias conclusões.
A tarde o seminarista Luca  ajudou os catequistas a treinarem na busca das referencias na Bíblia. Foram feitos muitos exercícios para o aprofundamento desta prática.
A noite viu-se o filme intitulado “O Grande Milagre” que fala da importância da Santa Missa e dos Anjos da Guarda na nossa vida.
No dia 13, depois das Laudes e Missa, presidida pelo padre Inácio Djú, pelas 9 horas, ele falou sobre o Discurso Montanha, Mt. 5-7, mostrou como pode ser usado o discurso da montanha a nível do primeiro anúncio.

Falou das Bem-Aventuranças como Nova Lei para o cristão, da importância de oração na vida dos cristão, sobretudo do Pai Nosso, na maneira como assumir uma vida cristã mais séria, sobretudo através do testemunho da vida, sendo “sal de terra e luz de mundo”.
A tarde Pe. Paulo falou da Metodologia Catequética, a maneira como transmitir a Palavra de Deus na catequese.
A noite realizou-se um Djumbai com os catequistas.
No dia 14, o Pe. Paulo falou do Primeiro Anúncio nos Atos dos Apóstolos, evidenciando um pouco da vida do Lucas, o autor do Livro, da sua relação com o apóstolo Paulo, depois explicou o objetivo e a divisão do livro.
Falou da importância do Espirito Santo na vida dos apóstolos, falou da abertura destes ao Espírito Santo como exemplo para os catequistas, falou do Pedro e do Paulo, do problema que tiveram no anuncio da Palavra e como superaram esses problemas. Tudo isso para mostrar aos catequistas que devem ter a mesma dinâmica e coragem dos apóstolos no inicio da Igreja, tendo Jesus sempre como o principal conteúdo da primeira Evangelização.
No período da tarde com a presença do bispo Dom Pedro, do Pe. José Pizzoli e Pe. António Ambona, o coordenador Pe. Paulo de Pina fez um breve resumo daquilo que foi o encontro até aquele momento.

Depois os catequistas fizeram próprio balanço do encontro. Pediram que esse tipo de encontro seja realizado pelo menos duas vezes por ano. Vários disseram que ganharam muitos conhecimentos durante os dias em Contuboel, falaram da importância de todos os temas orados, compreenderam a necessidade de os catequistas rezarem mais e de darem bom testemunho da fé cristã a exemplo dos apóstolos e que sejam catequistas em todos os lugares e momentos.
 Para outros, a formação os ajudou muito para poderem melhor ajudar os irmãos. Outros fizeram pedidos ao bispo no sentido de dar mais apoio aos catequistas novos e de novas comunidades
Agradeceram a Deus, ao Dom Pedro e à Comissão de Catequese.  Alguém reforçou que o maior obrigado que se pode dar à Igreja é quando os catequistas colocarem na prática o que receberam.
Depois desse momento, o bispo tomou a palavra dizendo que ainda falta muito para que a Palavra de Deus chegue nas tabancas, a sua preocupação é para que os catequistas sejam modelos fortes, preocupando-se consigo mesmo, sua vida de fé.
Elogiou a ideia de ajudar o catequista a saberem procurar na Bíblia as citações. Reforçou muito esta ideia de manusear a Bíblia. Falou dos 15.000 exemplares da Bíblia provenientes do Brasil e incentivou os catequistas a cuidarem da formação pessoal alimentando-se com a Palavra de Deus.


- Reforçou a ideia de uma boa pedagogia catequética para ajudar os catequizandos a aderir melhor à Palavra de Deus. “Uma catequese bem preparada ajuda muito”, salientou.
-Referiu a importância da oração na vida dos catequistas, falou da necessidade de se cultivar uma vida de oração mais séria. Sem o cultivo da oração não se pode avançar. Perguntou “em que dia  os catequistas se juntam para rezar nas paróquias e missões?”
-Falou da importância da presença dos catequistas nas comunidades sobretudo no sentido voluntário.
Agradeceu aos catequistas pelo empenho, de maneira especial o de Cafal pelo esforço para chegar em  Contuboel.
Depois deste momento seguiu-se a Santa missa presidida pelo próprio bispo na festa da Exaltação da Santa Cruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário