quarta-feira, 18 de outubro de 2017

CABO VERDE: IX FORUM DAS CÁRITAS DOS PAÍSES LUSOFONOS



Sob o tema “FOME E DESIGUALDADES NOS PAÍSES LUSÓFONOS: O ENGAJAMENTO DA CARITAS NOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ECONOMICA DESSES PAÍSES”, de 07 a  17 de outubro, teve lugar, no Centro de Formação da Caritas no Munícipio de São Salvador do Mundo – Achada Igreja – Picos - Ilha de Santiago – Cabo Verde, o IX Fórum das Caritas dos Paises Lusófonos que possibilitou o encontro e a partilha com as diversas Cáritas e culturas, nomeadamente as de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe, fortalecendo os laços históricos e fraternos que as unem, bem como adquirir e partilhar competências e boas práticas.  O Forum que teve a honra das presenças de um representante da Caritas Internationalis e um da Comissão de Justiça, Paz e Desenvolvimento da África, totalizou 31 participantes.  Dom Pedro Zilli, Pe. Maio da Silva e Clemento António Ano Mendes participaram representando a Caritas Guiné-Bissau.


Os participantes debateram sobre a fome e desigualdades nos países lusófonos; economia social solidária como estratégias de erradicação da fome e das desigualdades; mudanças climáticas e impactos nos países lusófonos; Encíclica Laudato Si, desafios para as Igrejas dos países lusófonos; agroecologia como resiliência às mudanças climáticas e estratégia para segurança alimentar e nutricional; direitos humanos e o fenômeno migratório: Compartilhe a viagem.

Aprofundando o tema Fome e Desigualdades, o engajamento da Cáritas nos processos social e econômico desses países Lusófonos, na “Declaração Final”, os participantes insistiram sobre a necessidade de “lutar pelo direito humano à alimentação e a promoção da segurança alimentar e nutricional das populações, denunciando as estratégias que tornam o alimento mercadoria rentável e negócio para as corporações que investem nas bolsas de valores”.
Alem dos encontros e debates, foi considerada “como altamente positiva a imersão na realidade das comunidades visitadas” que permitiram aos participantes sentirem de perto os desafios e as esperanças de um povo que luta contra a seca em lugares de difícil acesso. Notou-se a grande estima daquele povo sofrido pela Caritas e por toda a Igreja de Cabo Verde que se preocupam pelo seu melhor bem-estar. Outro ponto importante: “os momentos de oração e celebração da Eucaristia, de modo especial, os 300 anos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Aparecida, padroeira do Brasil, e a recordação dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima”. No dia 12, os lusófonos sentiram-se profundamente unidos ao povo brasileiro.

O Fórum das Caritas Lusófonas, em Cabo Verde, foi muito na linha do tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) que traz como tema para o “Dia Mundial da alimentação” para este ano 2017, celebrado no dia 16 de outubro: “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”. Neste sentido, é bom ouvir o que o Papa Francisco afirmou em pronunciamento na FAO, no referido dia 16 de outubro, em Roma: “Está claro que as guerras e as mudanças climáticas são algumas das causas da fome. Logo, não apresentemos a fome como se tratasse de uma doença incurável”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário