terça-feira, 10 de outubro de 2017

BOLAMA ACOLHEU UMA NOVA COMUNIDADE MISSIONARIA


Ir. Francisca, Pe. Abraão, Ir. Dorilene, Dom Pedro, Pe. Paulo, Nice, Cicera, Danieli e Marciel
Após a comunidade cristã de Bolama ter tido a graça da presença da comunidade das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, a partir do dia 22 de março de 2014 e que estão comemorando os 30 anos da fundação, foi a vez de acolher a comunidade Católica Boa Nova, fundada pelo Sr. Hamilton Apolônio, em 1989, no bairro de Piedade - Jaboatão dos Guararapes–PE. Com o carisma: “Amar e ser aquilo que Deus quer”, a comunidade é composto de casais, jovens, celibatários e sacerdotes. Recebeu o reconhecimento canônico no ano de 2011 das mãos do Arcebispo Dom Fernando Saburido, Arquidiocese de Olinda e Recife. A Comunidade chegou à Guiné juntamente com as Irmãs Dorilene e Francisca da comunidade acima citada que regressaram de férias do Brasil. Os três missionários: Claudenice Santina de Lira, Cícera Bernardo do Nascimento e Marciel Antônio da Silva foram diretamente para Gabú, tendo sido hospedados na Comunidade “Nova Aliança”, até o dia 22 de setembro, quando então vieram para a cúria diocesana em Bafatá. Ficaram na cúria até o dia 25 de setembro.


Na manhã do dia 25, segunda-feira, foram para Bolama, acompanhados por Dom Pedro Zilli, o condutor Domingos Alexandre Fernandes e a Sra. Danieli Maroleto, brasileira, enviada pela Pastoral da Criança Internacional.
Foram acolhidos no porto de Bolama pelo grupo coral e alguns membros da Comunidade. 







Nas missas de segunda à tarde e da terça de manhã, os três missionários já tiveram uma primeira apresentação por parte de Dom Pedro que manifestou toda a sua alegria pela “graça de mais enviados do Senhor para à Ilha de Bolama”. Nas suas palavras, “com o pessoal missionário que tem, Bolama está à altura de intensificar o anuncio da Palavra de Deus, a celebração dos Sacramentos e o serviço da caridade”.  Agradeceu o Sr. Hamilton pelo envio da comunidade. Ainda na tarde da segunda-feira, em companhia do Pe. Abraão e do Maciel, Dom Pedro viveu a felicidade e crismar a Sra. Maria Clara.  À noite, teve uma reunião com os padres Abraão e Paulo de Pina, as irmãs e os consagrados. Nesta reunião, falou-se dos possíveis empenhos missionários dos três consagrados. Outro ponto importante, foi a notícia de uma casa muito boa que poderia ser alugada para residência da nova comunidade. Na manhã de terça-feira, Dom Pedro, Pe. Abraão e os três visitaram a casa e chegaram a um acordo com o proprietário para que eles residam nela já a partir do dia 12 de outubro. Para o almoço de terça-feira, vieram de Tite para Bolama, o Pe. Lucio Espindola Santos, a Sra. Fatima e dois jovens aspirantes à vida consagrada no Divino Oleiro. Foi um modo de dar “bem vindos” aos novos missionários e intensificar a comunhão e colaboração entre Bolama e Tite.

Nice, Marciel e Cícera
No domingo, dia 01 de outubro, festa de Santa Teresa do Menino Jesus e início do mês missionário, na santa Missa das 10 horas, os consagrados foram apresentados à comunidade local, que ficou muito entusiasmada exprimindo sua alegria com um “longo aplauso”. Pe. Abraão sublinhou que “os três missionários vão se inserindo aos poucos na vida da paroquia que, de início, ficaram hospedados na Missão Católica. Pelo que o seu carisma apresenta, estou convicto que esta Nova Comunidade será muito útil não só para Bolama, mas sim para a nação guineense”, salientou Pe. Abraão.


2 comentários:

  1. Deus abençoe está nova missão da comunidade Boa Nova. Um grande abraço a todos os irmãos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos irmãos que estão em Missão em Bolama. Que Deus abençoe-os muito e sempre. Do irmão Boa Nova Fernando Camargo

    ResponderExcluir