quarta-feira, 13 de setembro de 2017

BAMBADINCA: MOVIMENTO CV-AV REUNIU-SE PARA FORMAÇÃO E PARA TROCA DE LENÇOS


De 28 de agosto a 03 de setembro, teve lugar em Bambadinca, uma semana de formação para o CVAV (Coração Valente, Alma Valente) da Diocese de Bafatá e a troca de lenços dos Assistentes Espirituais, Padrinhos, Madrinhas e Conselheiros. Durante a semana, os participantes trataram os seguintes temas: Saúde sexual reprodutiva; habilidade para dirigir com autoridade as reuniões do Movimento; Relacionamento entre a Igreja e o Movimento; Historia da Igreja Católica na Guiné-Bissau; capacidade de trabalhar em grupo – Consciência Moral; cidadania e comportamento – formação bíblica; pedagogia do Movimento – função de cada legião. 


Na sexta-feira, dia 01 de setembro, na presença do Presidente do Bureau Nacional do CVAV, Sr. Namir Correia Landin e da Sra. Ana, o Frei Armando Cossa orientou uma formação para os Assistentes Espirituais, Padrinhos, Madrinhas e Conselheiros. Durante a formação, foram abordados os seguintes pontos: papel dos Assistentes, Padrinhos e Conselheiros. Falou-se sobre a caixa econômica, sua utilização e dos procedimentos do Movimento em termos de hierarquia.

Na missa presidida por Dom Pedro, Assistentes Espirituais, Padrinhos, Madrinhas e Conselheiros viveram o rito de mudança de lenço. Os Assistentes Espirituais são: Pe. Dingana Siga, Vigário Paroquial de Buba; Diácono Permanente Pedro Avelino Lang, responsável da Missão Católica Beato Paulo VI de Quebo; Bruno Mendes da Silva, consagrado da Comunidade Católica Nova Aliança; Luís Paulo Costa Monteiro, seminarista da Diocese de Bafatá. 
Durante a homilia, o bispo exortou o Valentes a trabalharem para o bem da Igreja e que cada um use bem o talento que recebeu de Deus. Que a alegria e o entusiasmo sejam transmitidos para todas as crianças. Dom Pedro pediu que os Valentes estudem a possibilidade de trabalhar com a Infância Missionária. Falou da chegada das bíblias provenientes do Brasil. Que elas façam parte do cotidiano dos cristãos.


Neste ano de 2017, na Guiné-Bissau, o Movimento conta com 46 seções de Base, com mais 13.000 membros efetivos, sem contar os sem promessa. Na Diocese de Bafatá, o Movimento está presente em Buba, Gabu, Bambadinca, Tite, Quebo, Bafatá.
No dia 10 de abril de 2012, Dom Pedro, com um Decreto, deu seu reconhecimento ao Movimento CV-AV na Diocese de Bafatá. O CV-AV, que foi fundado pelo francês Gaston Courtois, é um Movimento da Ação Católica, composto e animado pelas crianças ao serviço das crianças. O CV-AV chegou na Guiné-Bissau em 1997 e foi oficializado 1998.




Nenhum comentário:

Postar um comentário