terça-feira, 10 de outubro de 2017

BUBA: 70 ANOS DO PE. CLEMENTE E LANÇAMENTO DA CAMPANHA GLOBAL DE MIGRAÇÃO

                        Pe. José, Pe. Paulo, Seminarista Luis Paulo, Diácono Pedro, Dom Pedro,                          Pe. Clemente,  Pe. Domingos, Pe. Ivan, Pe. Admir e Pe. Dingana
No dia 28 de setembro, em Buba, foi celebrado o aniversário de 70 anos do Pe. Clemente Kiok Gomis, sacerdote diocesano de Bafatá. Depois de anos como pároco na Paróquia Santa Cruz, em Buba, no dia 21 de setembro de 2014 foi nomeado Vigário paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Bambadinca e no dia 23 de julho de 2015 foi nomeado Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Graça em Bafatá. 



No mesmo dia 28 de setembro, Dom Pedro Zilli nomeou o Pe. Clemente para Vigário paroquial de Buba, agradecendo-o por todo o amor ao sacerdócio e sua disponibilidade pastoral. Ele fará comunidade sacerdotal com os padres Admir Isnaba Pereira Tamba e Dingana Siga.




Pe. Clemente
Durante a celebração presidida por Dom Pedro Zilli e concelebrada pelos sacerdotes de Buba, mais alguns sacerdotes, Diácono Permanente e com boa presença de fieis, Pe. Clemente manifestou toda a sua alegria por estar voltando para Buba e por todo o acolhimento demonstrado pelos sacerdotes, irmãs e comunidade paroquial. Agradeceu ao Bispo por ter-lhe enviado à sua antiga paróquia. Disse-se disposto a colaborar para o bom andamento da comunidade, tanto sacerdotal como paroquial. Ele foi homenageado por todos, tendo recebido prendas como sinais do carinho da comunidade.

No final da celebração, Dom Pedro lançou, na Diocese, a Campanha global de migração “Compartilhando a viagem”, da Caritas Internationalis que teve início no dia 27 de setembro e irá até 2019. Foi lida a carta do Presidente da Caritas Internationalis, Cardeal Luís Antônio Tagle, na qual ele explica que, por meio da Campanha, a Caritas quer contribuir para que a sociedade compreenda as razões que levam tantas pessoas a deixarem a própria casa, o país de origem, neste momento da história. Na carta, o Cardeal disse, entre outros aspetos: “...queremos inspirar as comunidades a estabelecer relações com os refugiados e imigrantes. A imigração é uma história muito antiga, mas nossa campanha tem o objetivo de ajudar as comunidades a enxergá-la com novos olhos e com um coração aberto”. 


Toda rede Caritas foi convocada para celebrar a abertura dessa campanha global pelos imigrantes e refugiados no mesmo dia 27 de setembro. Foram lidas também algumas palavras do Papa Francisco no lançamento da Campanha, na Praça de São Pedro, no dia 27: “tenho a alegria de acolher os representantes da Caritas, vindos para dar o início oficial à Campanha “Compartilhe a viagem” – bonito nome da campanha de vocês: compartilhar a viagem – que eu quis fazer coincidir com esta audiência. Dou as boas-vindas aos migrantes, aos que solicitam asilo e refugiados que, junto aos agentes da Caritas italiana e de outras organizações católicas, são sinal de uma Igreja que procura ser aberta, inclusiva, acolhedora”. Após à celebração, a comunidade ofereceu um saboroso almoço, ao bispo e demais convidados. Que Deus seja louvado pela vida do Pe. Clemente e de tantos migrantes e refugiados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário