quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CARITAS ÁFRICA ENCONTROU-SE EM DAKAR


Em colaboração com o Secretariado Geral da Caritas Internationalis, a Caritas África, que é uma das 7 Regiões da Confederação Caritas Internationalis, realizou, de 18 a 20 de Setembro, em Dakar - Senegal, um Encontro com o tema “Organizando o Serviço de Caridade em África: O Papel dos Bispos”. Tal tema responde a uma preocupação fundamental da Região, ilustrada no seu Quadro Estratégico 2015 – 2019 e no seu Plano Operacional.

Os 168 participantes de 43 países – cardeais, arcebispos, bispos, Presidentes de Conferencias Episcopais, sacerdotes e leigos - entre os quais Dom Pedro Zilli, Vice-Presidente da Caritas Guiné-Bissau e Clemento António Ano Mendes, encarregado de programas da Caritas Guiné-Bissau, durante os três dias, falaram da implicação dos Bispos no serviço da caridade. As seis Caritas do mundo participaram nesta reunião de Dakar, cuja cerimônia de abertura foi presidida pelo Ministro das Forças Armadas Augustino Tine, representante do Presidente da República do Senegal Sr. Macky Sall. Os vários conferencistas recordaram na cerimônia de abertura, a importância da caridade, a mão ativa da Igreja ao serviço dos mais desfavorecidos.

Dom Pedro e Clemento
O Núncio Apostólico, Dom Michael Banach, entregando a mensagem do Papa Francisco afirmou que a caridade é uma dimensão a que a Igreja não pode renunciar. Para ele, a caridade é a única força que une os povos e fortalece seu vínculo com Deus neste mundo, marcado por atrocidades humanas. O Núncio Apostólico apelou à unidade e à reflexão para a instituição de caridade africana. 
Na “Declaração Final” os participantes sublinharam que “este encontro foi realizado cinco anos após aquele de Kinshasa no mês de novembro de 2012 sobre ‘a identidade e a missão da Caritas à luz da Encíclica Deus Caritas Est’, sancionado por uma Declaração final forte, insistindo sobre a natureza eclesial da Caritas e sua missão específica à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja Católica”. Reafirmaram o conteúdo de tal Declaração.


As presenças do Cardeal Peter Kodwo Appiah TURKSON, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do Cardeal Luis António TAGLE, Presidente da Caritas Internationalis foram “para nós um encorajamento e suas intervenções uma fonte de inspiração na nossa responsabilidade de pais da caridade nas Igrejas particulares”(Declaração Final).





Nenhum comentário:

Postar um comentário