terça-feira, 24 de outubro de 2017

BAMBADINCA: JOVENS E ADOLESCENTES DO SETOR PASTORAL LESTE DA DIOCESE DE BAFATÁ PARTICIPAM DE FORMAÇÃO


Decorreu, de 20 a 22 de outubro, sexta-feira a domingo, em Bambadinca, a formação dos líderes dos Grupos de Jovens e Adolescentes, Grupos Corais, Valentes (CVAV), Escuteiros, Schoenstatt das Paróquias e Missões do Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá. Os 28 jovens e adolescentes, que participaram e interagiram de forma ativa na formação, refletiram e aprofundaram as seguintes temáticas: Pe. Domingos da Fonseca refletiu sobre “a força transformadora da Palavra de Deus”; As jovens Marta Gonçalves e Filipa Faustino, missionárias portuguesas, que estão a colaborar na Paróquia Santa Cruz de Buba, desde o dia 26 de setembro, trabalharam com os participantes sobre o “espirito de trabalho em equipe”; “comunicação e liderança em grupo”; “elaboração dos relatórios e atas das reuniões, bem como tabelas de balanço económico e fichas eletrónicas”.

Na manhã do dia 21, Dom Pedro Zilli visitou o grupo. Ao usar a palavra, disse: “na orientação de um grupo, é necessário que haja criatividade e que os grupos programem suas atividades devidamente, evitando o modo cômodo da improvisação, porque não ajudar a crescer”. 
Entre outros aspectos, informou os presentes sobre o Encontro Cáritas da Região África, em Dakar, no mês de setembro, e sobre o IX Fórum das Caritas dos Países Lusófonos, em Cabo Verde, no mês de outubro;
Falou do “Dia Mundial das Missões”, celebrado no domingo, dia 22 de outubro e da responsabilidade missionária de cada cristão; exortou os jovens e adolescentes a “participarem”, através do oração e da reflexão, do Sínodo de 2018 que tem como tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”; exortou-os a serem ativos no Ano Bíblico (2017-2018) da Diocese de Bafatá e a se empenharem na preparação e vivência da Jornada Interdiocesana da Juventude Católica da Guiné-Bissau a ter lugar no mês de maio 2018, prevista para Bambadinca. No final do encontro, os participantes fizeram um “balanço” positivo de tudo o que viveram e aprenderam. Agradeceram a oportunidade e pediram que haja mais encontros desse caracter porque oferecem “ferramentas” para ajudar os seus liderados e a própria comunidade nos seus grupos e movimentos.

Domingo de manhã, “Dia Mundial das Missões”, com a presença dos que participaram do encontro, Dom Pedro presidiu, lá mesmo em Bambadinca, a celebração que dava abertura ao Ano Pastoral Bíblico (2017-2018) na Diocese. Na mesma celebração, teve lugar o envio dos catequistas da Paróquia e abertura do Ano Pastoral dos jovens e adolescentes na Diocese. 


Pe. Maio da Silva, coordenador da Comissão Diocesana da Adolescência e Juventude, pediu a Dom Pedro que entregasse a cada representante das paróquias presentes, na celebração, um exemplar do “Documento Preparatório” da XV Assembleia Geral Ordinária, “Os jovens, a fé o discernimento vocacional”. 




Pe. Maio aproveitou da ocasião para lembrar à comunidade que no mês de maio de 2018, Bambadinca será palco da Jornada Interdiocesana da Juventude Católica Guineense, em preparação à 34.ª Jornada Mundial da Juventude com o tema “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) a realizar-se, entre 22 e 27 de janeiro de 2019, no Panamá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário