sexta-feira, 6 de outubro de 2017

BEDANDA: RETORNO DAS IRMAS


No sábado, dia 23 de setembro, as Irmãs Franciscanas de Cristo Rei (IFCR) retornaram à Missão Católica de Bedanda, Sul da Diocese de Bafatá. Foram 15 meses de ausência que tiveram seu início na noite de 2ª-feira, dia 6 de junho de 2016, noite em que a casa das irmãs foi atacada por três bandidos armados. As duas que estavam na casa naquele momento de dor, sofreram muito. Reabriram estavelmente a casa, as Irmãs Maria Pia Garbui, Irmã Judite Mansebo e Irmã Leôncia Rosara. Sublinhe-se que nos 15 meses de ausência, as irmãs não deixaram de ir a Bedanda para encontrar a comunidade, fazer determinados trabalhos, etc.

No domingo, dia 24, na missa presidida por Dom Pedro Zilli e concelebrada pelos Freis Benício e Máximo, Franciscanos de Caboxangue que assistem pastoralmente a comunidade, num ambiente de alegria pelo retorno das irmãs, a Irmã Leôncia disse que “Bedanda foi nossa primeira missão na Guiné. Ambiente de vida, de aprendizagem, de serviço, oportunidade de colaboração preciosa para nós, desde 1985”. Disse ainda que “nossa volta é como uma retomada mais consciente, mais profunda, quem sabe uma ‘refundação’”. No final da sua mensagem, Irmã Leôncia disse: “Muito obrigado ao nosso Bispo Dom Pedro que nos acompanhou e que está presente, aos Padres sempre fieis em seu serviço, à comunidade e a todos”. Dom Pedro, os Freis Benício e Máximo e toda a comunidade manifestaram todo o seu contentamento pelo retorno das irmãs. 

Após às palavras da Irmã Leôncia, Dom Pedro disse que “com as irmãs, Bedanda é mais bonita, mais alegre, mais feliz. Sem as irmãs, Bedanda é mais feia, mais triste, mais infeliz”. Agradeceu as Irmãs Franciscanas de Cristo Rei pela presença de 32 anos naquela Missão Católica dedicada a São Paulo Apóstolo. Agradeceu a Superiora Geral e todas as irmãs que, em Bedanda, serviram a Deus, a Igreja e ao povo, “cada uma com seu jeito, suas fragilidades, mas sobretudo, com seu amor”; Agradeceu os Freis de Caboxangue pela presença continuada, especialmente neste mais de um ano de ausência da irmãs; Agradeceu a comunidade pelo espírito de família vivido com as irmãs durante todos os anos de serviços por elas prestados; Agradeceu as autoridades, régulos, muçulmanos e amigos de Bedanda que, especialmente nos momentos de maior dor, estiveram próximos das irmãs. A seguir, Dom Pedro disse: “felizes pelo retorno das irmãs, é hora de iniciar uma nova caminhada, aproveitando de toda a experiencia vivida, conquistas, fracassos, procurando caminhos novos, com coragem nova, com ‘o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora; podemos contar com a força do mesmo Espírito que foi derramado no Pentecostes e nos impele hoje a partir de novo sustentados pela esperança que ‘não nos deixa confundidos’” (Rom 5,5)” (São João Paulo II, Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte, 58). Concluiu suas palavras, dizendo: “que as Irmãs, Freis, comunidade, autoridades e toda a população se juntem as mãos para melhores dias para Bedanda. Que Bedanda saia do isolamento, não somente físico, mas também cultural e social”. Fr. Benício despediu-se da comunidade dizendo que foi transferido para a Paróquia Senhora Nossa da Paz de Nhoma, diocese de Bissau.


Apos à missa, houve um encontro com alguns membros da comunidade, os Freis, as Irmãs e autoridades. As autoridades se comprometeram a “guardar a casa das irmãs todas as noites”. Também as irmãs disseram umas palavras, sublinhando que a comunidade da praça de Bedanda deve dar “folga” para que elas possam ir para as tabancas encontrar as pessoas. Depois disso, foi oferecido um bom almoço como sinal de alegria pelo retorno das irmãs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário