quinta-feira, 19 de outubro de 2017

GABU GANHA NOVO JARDIM INFANTIL




Na quinta-feira, dia 19 de outubro, na Missão Católica, em Gabu, sob a responsabilidade da Comunidade Nova Aliança, que tem contado com preciosa presença do Pe. Rafael Ligeiro, foi Inaugurado o Jardim Infantil Santa Josefina Bakhita.

Com os missionários da Nova Aliança, participaram da inauguração, as 53 crianças matriculadas na instituição; alguns pais e mães e educadores; Dom Pedro Zilli; Pe. Daniel Thiara Boubane, Pároco da Paróquia Santa Isabel da qual faz parte a Missão Católica; a Sra. Paula Silva, representando a FEC – Fundação Fé e Cooperação -, o Sr. Edilson Correia Landim, representando a Caritas Diocesana de Bafatá, através do Departamento de Educação e Ensino; as leigas missionárias Pérola de Assis M. Goncalves e Adriana Nishiyama.
A instituição que, iniciou suas atividades neste ano letivo 2017-2018, recebeu o nome “Jardim Santa Josefina Bakhita”, santa africana escolhida para ser a sua padroeira. Como a sua celebração litúrgica ocorre no dia 8 de fevereiro, foi anunciado que o Jardim celebrará a sua festa nesta data.

A Sra. Paula, tomando a palavra, felicitou a Igreja por mais esta iniciativa e augurou que o Jardim seja uma instituição que promova um “futuro risonho para nossas crianças”.
Pe. Rafael salientou que o “Jardim assume os valores da dignidade, verdade e compromisso como alicerce do pilar da educação, que para nós é uma das faces da evangelização”.
Dom Pedro ressaltou que “o Jardim Infantil pertence à Igreja Católica, mas que está a serviço de todos, indistintamente”. Enfatizou as palavras do Sr. Edilson para dizer que o seu sonho é que, “tendo iniciado o Jardim Infantil, a Missão consiga oferecer aos estudantes de Gabu, os cursos que vão desde a primeira até à décima segunda classe”. Agradeceu a Comunidade Católica Nova Aliança e a Paróquia de Santa Isabel pelo serviço iniciado, a FEC e o Instituto Camões por o todo apoio prestado, o Departamento de Educação e Ensino pelas orientações para o bom andamento das atividades e os pais e encarregados de Educação pela confiança depositada nos missionários. Recordou que, com os Jardins Infantis de Pirada e de Gabu, a Diocese iniciou uma presença efetiva no âmbito da Educação na Região de Gabu.  
Dom Pedro abençoou o retrato de Santa Bakhita e a Cruz de Nosso Senhor, bem como todo o Jardim e pessoas presentes, especialmente as crianças.

Sra. Paula, Pe. Rafael, Dom Pedro e Pe. Daniel


As crianças fizeram uma homenagearam ao bispo, cantando em língua fula, uma pequena canção que fala sobre as partes do corpo e lhe entregaram um presente que elas mesmos confecionaram, como um gesto de agradecimento pela visita e pelo esforço da Diocese em favor da Educação. 

Um comentário: