terça-feira, 7 de novembro de 2017

BAFATÁ: SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL (semialargado)


Sob a presidência de Dom Pedro Zilli, e coordenação do Pe. Giuseppe Pizzoli, coordenador diocesano de pastoral, realizou-se no salão da cúria diocesana, nos dias 24 e 25 de outubro, terça e quarta-feira, o Secretariado Diocesano de Pastoral (semialagado). Participaram da reunião, o Vigário geral, os Delegados do bispo nos Setores pastorais, os Coordenadores das Comissões diocesanas, o Diretor da Caritas Diocesana e todos os padres, não contemplados no grupo anterior. Contou-se com a honrosa presença do Pe. Rafael Ligeiro da Comunidade Católica Nova Aliança, em visita aos seus coirmãos, em Gabu, e à Diocese. O encontro tinha como objetivo lançar do Ano Pastoral Bíblico com o tema “Lâmpada para meus passos é tua palavra” do Salmo 119 (118), 105. 

O grupo, com a ajuda do Pe. Giuseppe, aprofundou a “Mensagem da XII Assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, de 2008, sob o tema ‘A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja’”. Esta Mensagem, em português, com um resumo em Kriol juntamente o “Manual de formason Bibliku inisial”, em kriol, foram entregues aos participantes para que fossem levados às Paróquias e Missões. Pe. Giuseppe apresentou também um esquema de Lectio Divina em kriol que também foi entregue para ser levado às comunidades. Foi dito que “se conseguirmos despertar nas comunidades a fome pela Palavra de Deus, o Ano Bíblico não acabará com o seu término”.
Como pedido na carta convocatória, de 29 de setembro, as Comissões como também a Cáritas Diocesana apresentaram algo do seu Plano de Ação para este ano e várias datas foram fixadas.

Pe. Maio da Silva, coordenador da Comissão Diocesana da Adolescência e Juventude, ressaltou que no mês de abril de 2018, Bambadinca será palco da Jornada Interdiocesana da Juventude Católica Guineense, em preparação à 34.ª Jornada Mundial da Juventude com o tema “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) a realizar-se, entre 22 e 27 de janeiro de 2019, no Panamá. Neste contexto dos jovens, foi falado do “Documento Preparatório” da XV Assembleia Geral Ordinária, “Os jovens, a fé o discernimento vocacional” e das respostas dadas na Diocese às perguntas que acompanhavam o referido documento. Foi entregue aos participantes a Oração do Papa Francisco pelos jovens em vista do Sínodo dos Bispos de 2018. Tal oração foi recitada durante o Secretariado. Foram apresentados dois pequenos vídeos sobre a campanha ‘Compartilhando a viagem’ que a Caritas Internacionalis lançou no dia 27 de setembro e o vídeo da abertura do container em Quebo, no dia 01 de setembro, com a chegada das Bíblias.
Dom Pedro entregou aos participantes exemplares das “Declarações Finais” do “Encontro da Cáritas África”, em Dakar no mês de setembro passado, e do “IX Fórum das Caritas dos Países Lusófonos”, em Cabo Verde no mês de outubro.
 Falou da vinda, no mês de novembro, da Sra. Lucidalva Maria Martinoti, coordenadora da Infância e Adolescência Missionária da Arquidiocese de Londrina, Paraná, para animar as crianças e adolescentes missionariamente. Recordou a todos o “Dia da Radio Sol Mansi” no segundo domingo de novembro que, neste ano, será no dia 12. Falou da nomeação do Pe. Domingos da Fonseca, para 03 anos, como Vigário Geral da Diocese; do Pe Lucio Brentegani para Diretor da Caritas diocesana; Falou do Pe. Maio da Silva, nomeado “Secretario Adjunto” da Caritas Guiné-Bissau; do Pe. Clemente Kiok Gomis, para Vigário paroquial em Buba; Pe. Jorge Carlos Soares, vigário paroquial Bambadinca; Agradeceu o Pe. Giovanni Phe Thu e o PIME, pelo seu retorno à Diocese como pároco de Catió.
Pediu a todos que rezem pela Conferência Episcopal, a ter lugar em Bissau, com início na segunda-feira, dia 13 e encerramento no domingo, dia 19 de novembro, com a missa de ação de graças pelos 40 anos da Diocese de Bissau. 

Dom Pedro exortou a todos a incentivarem as comunidades a tomarem parte da Ação Evangelizadora promovida pelo Regional Sul 2 da CNBB: “Cada comunidade uma nova vocação”. Tal Ação que terá seu início na Quinta-feira Santa, dia 29 de março do próximo ano, passará pelo Sínodo dos jovens, tendo na Jornada Mundial da Juventude - 22 a 27 de janeiro de 2019, um momento forte, sem uma data oficial de conclusão. A Ação Evangelizadora vai se desenvolver a partir de dois eixos: 1º. Rezar pelas vocações; 2º.  Evangelizar pelas Redes Sociais. Publicar vídeos breves, densos de vida cristã-presbiteral-religiosa-laical (todas as vocações) nos meios de comunicação. Toda a Diocese é convidada a participar desta Ação de oração pedindo ao “Senhor da Messe que envie operário à sua messe”. 



O Secretariado, que enfrentou o calor dos dois dias com determinação, permeou a reflexão e os estudos, com a celebração da Santa Missa e com bons momentos de oração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário