quarta-feira, 31 de maio de 2017

BAFATÁ: DOM PEDRO RECEBEU A VISITA DA RÉGIA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA


Sr. José Pereira Vaz, Pe. Lourenço, Dom Pedro, Sr. Juvenal Moreno, Quintino, Sr. João e condutor
Na tarde do dia 29 de maio, segunda-feira, Dom Pedro viveu a alegria de acolher, na cúria diocesana, os oficiais da Régia da Legião de Maria – Nossa Senhora da Graça de Cabo Verde, nas pessoas do Diretor Espiritual Pe. Lourenço Faria Rosa; do Presidente Juvenal Moreno; do ex-Presidente o Sr. João Moniz. Eles estavam acompanhados pelo Vice-Presidente da Cúria Rainha dos Apóstolos de Bissau Sr. José Pereira Vaz, que em 1967, participou da fundação da Legião de Maria na Guiné-Bissau. O Sr. Vaz entregou a Dom Pedro e à Cúria Diocesana de Bafatá, dois exemplares do livro “Jubileu de Ouro Legião de Maria, Guiné-Bissau, Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Diocese de Bissau”. O Sr. Quintino Correia, de Bafatá, também acompanhou os queridos visitantes.

A visita do grupo enquadrava-se nas comemorações das Bodas de Ouro da criação da Legião de Maria na Guiné-Bissau, no dia 28 de maio de 1967 e por esta se encontrar filiada na Régia Nossa Senhora da Graça de Cabo-Verde, desde o ano 2007, por decisão do Comitium Legionis, sediado em Irlanda. Conforme escrito no citado livro, à página 04, “Cecilia Nunes, foi a jovem legionária cabo-verdiana da Santa Catarina, Ilha de Santiago, quem fundou a Legião de Maria na Guiné-Bissau, na tarde do domingo, 28 de maio de 1967. A reunião foi realizada pelas 16h00, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, sob a direção espiritual do Reverendo Padre Afonso Lopes, então Pároco da Catedral, com a presença de alguns fiéis residentes na vizinhança da família Nunes, na localidade do Chão de Papel, onde se hospedara”. Segundo o Bloghttps://legiaodemariacaboverde.wordpress.com/guine-bissau/, “foi nessa alegria de expandir a Legião que uma menina muito dinâmica e de grandes iniciativas, de nome Maria Cecília Nunes tradicionalmente chamada Cecília Nunes, filha de Luís Nunes Júnior, possivelmente natural de uma das províncias portuguesas e de Clara Nunes possivelmente natural da Guiné-Bissau, nas suas férias habitualmente passadas ora em Lisboa onde ia, de vez em quando, tratar de um dos pulmões que tinha problemas, ora na Guiné-Bissau em visita aos familiares e parentes, resolveu fundar em 1967, um praesidium na Guiné-Bissau cujos pormenores encontram-se no historial da Legião de Maria do referido País”.

Sra. Cecília Nunes
Ainda conforme o Livro citado “Jubileu de Ouro Legião de Maria, Guiné-Bissau...”, páginas 07 a 09, os praesidia fundados, nas paróquias de Bissau durante estes 50 anos, são um total de 44; À página 09 diz-se que “a Legião de Maria, viria paulatinamente, a transpor as fronteiras das Paróquias de Bissau, surgindo em outras do interior do país, nomeadamente, Bolama, Cacheu, Canchungo, Mansoa, Bafatá e Gabu”.


3 comentários:

  1. Foi com imensa alegria e satisfação, que na minha qualidade de participante desta delegação, tomei conhecimento da publicação deste evento que se realizou no âmbito da celebração do Jubileu de Ouro da Legião de Maria na Guiné-Bissau. Recorda-se que as cerimónias alusivas ao Jubileu tiveram lugar no recinto do Liceu João XXIII, no Domingo de Ascensão do Senhor, dia 28 de Maio, sendo a Eucaristia presidida por Sua Excelência Reverendíssima, D. José Cãmnate na Bissign, Bispo de Bissau, concelebrada pelo Reverendo Padre Lourenço Faria Rosa, Director Espiritual da Regia Nossa Senhora da Graça da Praia, Cabo Verde.

    Que Deus abençoe o seu povo na paz, e que Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, estenda o seu Manto Sagrado sobre a Guiné-Bissau, neste Ano da celebração do Sínodo Diocesano da Nova Evangelização e do Jubileu de Ouro da Legião de Maria.

    ResponderExcluir
  2. SÍNTESE DO JUBILEU DE OURO NA GUINÉ-BISSAU
    PALAVRAS DE AGRADECIMENTOS E DE ESPERANÇA
    A Legião de Maria na Guiné-Bissau, festejou no passado dia 28 de Maio, o seu Jubileu de Ouro. Mais de três dezenas e meia de legionários, legionárias e seus convidados, concentraram-se no recinto do Liceu João XXIII, para participarem na celebração eucarística presidida pelo Bispo de Bissau, Dom José Câmnate na Bissign, concelebrada pelo reverendo padre Lourenço Faria Rosa, Director Espiritual da Legião de Maria de Cabo Verde, que se fazia acompanhar pelo irmão Juvenal Moreno Tavares, Presidente da Regia da Praia, e do irmão João Moniz, membro superior do mesmo conselho legionário.
    Terminada a celebração que foi muito animada pelo grupo coral, constituído essencialmente por legionários do Comitium Rainha dos Apóstolos e dirigido pelo Maestro Tonton Valério, os participantes continuaram a festa do Jubileu, com o almoço de partilha e confraternização, sob a sombra das frondosas plantas de cajueiros, que abundam neste belo espaço da Diocese de Bissau.
    Como acontece nas celebrações africanas, não faltaram canções e danças alusivas ao acontecimento, principalmente nos momentos que se seguiram à entoação de "Parabéns" ao Praesidium Nossa Senhora da Candelária, fundada na Paróquia do mesmo nome da Diocese de Bissau, na tarde do bendito dia 28 de Maio de 1967.
    O Jubileu de Ouro ora celebrado, para além de ser a festa da Diocese de Bissau, pelo facto do respectivo Bispo ser o Director Espiritual por excelência da Legião, é também a festa do próprio Bispo, na sua qualidade de aniversariante neste mesmo dia. Por isso, dois bolos se encontravam na mesa de honra do Jubileu de Ouro e os motivos de alegria e de júbilo foram largamente evidenciados e festejados.
    E nós, imensamente felizes por tudo isto, só temos agora que agradecer a Deus Nosso Senhor e sua Mãe Santíssima, por nos ter permitido participar neste acto solene da sua Legião. Dizer também muito obrigado e parabéns ao nosso Bispo D. José Câmnate, que aceitou presidir esta cerimónia solene na sua Diocese, no dia do seu aniversário natalício. Dizer obrigado à Sua Excelência Reverendíssima D. Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá, por ter amavelmente recebido na sua Diocese a delegação da Regia da Praia, Cabo Verde, na tarde do dia 29 de Maio, nos momentos imediatos ao seu regresso de Gabú, onde se deslocara no início da manhã.
    Dizer obrigado à Legião de Maria de Cabo Verde, por nos ter honrado com a presença de seus dirigentes ao mais alto nível.
    O nosso obrigado vai ainda para todos os convidados e colaboradores, nas diversas comissões para o efeito criadas; para todos os benfeitores e amigos que nos apoiaram através dos peditórios efectuados nas celebrações eucarísticas; para as pessoas que nos apoiaram com meios de transporte, permitindo assim deslocações da delegação da Regia da Praia em Bissau, à Diocese de Bafatá e à Suzana; para todas as pessoas anónimas que de uma forma ou de outra, solidarizaram e contribuíram para que este evento fosse um êxito, como aliás aconteceu. A todas as entidades, civis ou religiosas, padres e irmãs consagradas, gostaríamos de aqui deixar a nossa simpatia, a nossa amizade e os nossos agradecimentos muito sinceros, em nome do Comitium Rainha dos Apóstolos e em nosso próprio nome.
    Que Maria, nossa Mãe e Rainha, continue a dirigir e a proteger a sua Legião na Guiné-Bissau, que nas primeiras horas deste dia, 29 de Maio de 2017, iniciou a sua nova caminhada rumo ao Primeiro Centenário, a celebrar em 28 de Maio de 2067. A todos um Bem-haja. José Pereira Vaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alteração do primeiro parágrafo do texto acima publicado:

      A Legião de Maria na Guiné-Bissau, festejou no passado dia 28 de Maio, o seu Jubileu de Ouro. Mais de três centenas e meia de legionários, legionárias e seus convidados, concentraram-se no recinto do Liceu João XXIII, para participarem na celebração eucarística presidida pelo Bispo de Bissau, Dom José Câmnate na Bissign, concelebrada pelo reverendo padre Lourenço Faria Rosa, Director Espiritual da Legião de Maria de Cabo Verde, que se fazia acompanhar pelo irmão Juvenal Moreno Tavares, Presidente da Regia da Praia, e do irmão João Moniz, membro superior do mesmo conselho legionário.

      Excluir