quarta-feira, 31 de maio de 2017

BAFATÁ: LICEU PE. LEOPOLDO PASTORI SEMANA DO PADROEIRO


 Dia 26 de maio é o vigésimo primeiro  aniversario da morte do Pe. Leopoldo Pastori – PIME - Padroeiro do Liceu diocesano de Bafatá. Nesta semana da Festa do padroeiro – segunda a sexta-feira, dias 22 a 26, os alunos, juntamente com os professores, desenvolveram atividades extraordinárias para comemorar a ocorrência.


Na segunda e terça-feira tiveram animação e sensibilização dentro das salas de aulas, com temas ligados às doenças sexualmente transmissíveis, casamento precoce, mutilação genital feminina, valores da vida, vida moral dos jovens e dos adolescentes. Para a realização destas atividades, foram de grande ajuda os animadores da Caritas e do próprio Diretor do Liceu Pe. Lucio Brentegani. 






Na quarta-feira, de manhã, com participação de todos os alunos, as Consagradas Daniela de Mattos Lemos e Lays de Oliveira da Comunhão Missionária de Bissau, refletiram com os alunos, sobre “jovens unidos na Escola à procura de um mundo melhor”.Na quinta-feira de manhã, Dom Pedro Zilli e Domingos Mandjaco, que conviveu com o Pe. Leopoldo quando esteve em Bafatá, 1974-1978, falaram do testemunho deixado por ele. Dom Pedro salientou dois aspetos da sua vida: disse que Leopoldo amava as famílias, os pobres, a juventude; vivia uma intensa vida de oração. Domingos enfatizou que “de todos os padres do PIME com quem partilhou um pouco de caminho, Pe. Leopoldo foi o que mais marcou a sua vida”. Dom Pedro recordou aos alunos que 25 de Maio é o Dia de África e que neste ano está a ser comemorado sob o lema “Aproveitamento do dividendo demográfico através de investimento na juventude”. Reforça que o tema foi escolhido para alertar e engajar o continente no uso do potencial que representam as estatísticas sobre o futuro da população africana.

Na sexta-feira, dia do Padroeiro, Dom Pedro presidiu a celebração da Santa Missa, seguida pelas atividades durante todo o dia: os alunos compartilharam o almoço dançando e brincando com muita alegria; houve a tradicional entrega dos prêmios aos participantes que asseguraram os primeiros lugares nos concursos e torneiros realizados durante a semana. Pe. Lucio, na conclusão da Semana, deixou suas palavras de agradecimento: “agradecemos todo o pessoal, docente e não docente, que não poupa esforços para o bom funcionamento do Liceu; agradecemos as famílias e todos os alunos por acreditarem numa educação de qualidade e de valores. Que o nosso Padroeiro Pe. Leopoldo Pastori interceda junto ao Senhor pelo bem da nossa escola”




Nenhum comentário:

Postar um comentário