sexta-feira, 5 de maio de 2017

Com a presidência de Dom José Câmnate na Bissign, Presidente do Conselho de Administração da Caritas Guiné-Bissau, a presença de seu Vice-presidente, Dom Pedro Carlos Zilli, a coordenação do Secretário-geral Pe. Domingos Binhague e seu staff, a participação de 94 delegados das Paróquias e Missões da Dioceses de Bissau e Bafatá, como também das estruturas da própria Caritas e vários convidados e sob o lema “O amor de Cristo é que nos impulsiona ao serviço da criação” (Cf. 2 Cor. 5,14), nos dias 04 e 05 de maio – quarta e quinta-feira -, a Caritas Guiné-Bissau realizou, no Salão da Cúria Diocesana de Bissau, a sua IIIª Assembleia Geral Ordinária.

Dom Pedro, Dom José, Pe. Binhague Sessão de Abertura
A IIIª Assembleia Geral teve seu início às 8,00 da quinta-feira, no Seminário Menor São Kisito, com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Pedro. A seguir, já no Salão da Cúria, teve lugar Sessão de abertura oficial da Assembleia. No seu discurso, entre outros aspetos, Pe. Domingos Binhague disse:
“A solidariedade é a determinação firme e perseverante de se empenhar , pelo bem comum; ou seja, pelo bem de todos e de cada um, sem qualquer tipo de distinção. Por isso, neste solene momento, sinto a obrigação de agradecer, em nome de todos, os nossos parceiros, Governo da Guiné-Bissau, CRS, Caritas Alemã, Caritas Italiana, Conferência Episcopal Italiana, Fundação João Paulo II, Fundação PIME ONLUS, ALP PIME, Amici Del Terço Mondo, FEC, União Europeia, UNICEF, OMS, UNFPA, PAM, Plan Guiné-Bissau entre outras organizações que aceitaram caminhar connosco lado a lado durante estes últimos anos”.
Dom José, por sua vez, na conclusão do seu discurso, disse: “Caros delegados e convidados, nessa IIIª Assembleia Geral ordinária da CARITAS Guiné-Bissau sob lema ‘O amor de Cristo é que nos impulsiona’(2 Cor 5,14) ao serviço da criação, vamos aprofundar a nossa convicção de que a missão caritativa da CARITAS nasce da sua fé em Deus que é Amor. De fato, São João, na sua Primeira Epístola diz que ‘Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus permanece nele’ (4,16). Se amamos, permanecemos em Deus e Deus permanece em nós. Daí que a nossa atuação caritativa não é, em primeiro lugar, um conjunto de estratégias, mas uma espiritualidade, que se insere dentro da grande tradição da Igreja que ama com um amor que vem de Deus. Com estas palavras declaro aberta a sessão dessa IIIª Assembleia Geral Ordinária da CARITAS Guiné-Bissau…”.
Pe. Davide Sciocco


Na Sessão de abertura, a Assembleia Geral alegrou-se com a presença do Pe. Davide Sciocco, Missionário da PIME na Guiné-Bissau de 1992 a 2004 e de 2007 a 2013, pároco em Mansoa, fundador da Radio Sol Mansi, Superior Regional e agora, Vice Superior Geral do PIME. Nas suas palavras, Pe. Davide falou das suas visitas às Missões confiadas ao PIME pelo mundo e da fundação de Caritas por onde passou. Saudou a Assembleia e exortou a todos a “não se esqueceram dos pobres”. 

Assembleia

A Assembleia Geral tratou os seguintes assuntos: apresentação do Relatório das 
Atividades da Caritas GB 2013 a 2016; Apresentação de Relatório de Contas da Caritas GB 2013-2016; Apresentação, Discussão e Aprovação do Plano Estratégico 2017-2020; Apresentação dos Estatutos e das propostas de alteração; Discussão e Aprovação dos Estatutos com uma nota histórica para a Igreja da Guiné-Bissau: a votação para a criação das Caritas Diocesanas de Bissau e Bafatá.

No encerramento dos trabalhos, na sexta-feira, a Assembleia apresentou a sua DECLARAÇÃO FINAL DA IIIª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA. Entre os vários aspetos salientados, lê-se o seguinte: Vamos trabalhar para que a CARITAS Guiné-Bissau, através das Caritas Diocesanas e Paroquiais, torne-se cada vez mais eficiente e organizada na sua ação de caridade, de forma a impelir todos aqueles que beneficiam da sua caridade a uma mesma atitude generosa, fértil em gestos de justiça e paz, promotores de desenvolvimento, cumprindo-se, assim a missão da CARITAS: ‘Promover o desenvolvimento de toda a pessoa humana, numa ação assente nos valores do Evangelho, aliando a cultura e tradição local à gestão solidária dos recursos, que, partilhados, garantam a sustentabilidade das comunidades, visando a Justiça, a Paz e a melhoria da qualidade de vida’”. 

Dom José e Dom Pedro na oração final

Feito isto, a Assembleia rezou juntamente com Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli, a “Oração da Campanha: uma só família humana, alimentação para todos”. Em seguida, recebeu a bênção dos dois bispos e seguiu para o almoço fraterno, feliz com o caminho feito. Que Deus seja louvado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário