segunda-feira, 1 de maio de 2017

GABU: SANTA MISSA , ENCONTRO COM NEÓFITOS E PREPARAÇÃO DA JORNADA DA JUVENTUDE CATÓLICA

Neófitos
No dia 30 de Abril, Terceiro Domingo de Páscoa, Dom Pedro celebrou a Santa Missa na Paróquia Santa Isabel de Gabu e, logo após, encontrou-se com os 53 Neófitos batizados na Vigília Pascal. Pe. Dingana Siga concelebrou com Dom Pedro e, após à Missa, encontrou-se com a comunidade paroquial para continuar a preparação da Jornada da Juventude Católica da Diocese de Bafatá a realizar-se em Gabu nos próximos dias 12 a 14 de maio. À tarde, em companhia do Claudinei e da Eliane da Comunidade Católica Nova Aliança, Dom Pedro celebrou em Sonaco.

Na celebração da Santa Missa, tanto em Gabu, como em Sonaco, Dom Pedro falou da Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 2017, com o tema "Impelidos pelo Espírito para a missão". Recordou a todos que domingo próximo é o “Domingo do Bom Pastor” e que nesta semana, todos são convidados a rezar pelas vocações. Recordou também que o “Domingo do Bom Pastor” é o “domingo do Seminário” e que a coleta deverá ser feita “em favor dos Seminários Interdiocesanos”.

Encontro com os neófitos
No encontro com os 53 Neófitos – os que receberam o Batismo na Vigília Pascal -, a Primeira Eucaristia, alguns a Crisma e outros o Sacramento do Matrimonio, Dom Pedro falou-lhes da alegria de encontrá-los, que já se encontrou com os Neófitos de Bambadinca, Empada e que teve a alegria de batizar e dar a Primeira Eucaristia a 10 jovens de Quebo na Vigília Pascal. Explicou-lhes mais profundamente sobre a “Mistagogia”: um tempo que se reveste de uma experiência muito especial, pois ela insere-se no tempo privilegiado do período pascal, com o objetivo de possibilitar um mergulho mais intenso nos “segredos” – mistérios - da fé cristã.

Reunião preparatoria para a  Jornada da Juventude
Vários Neófitos deram testemunho de como viveram o dia do próprio Batismo e a Primeira Eucaristia e, para os que se casaram, o Matrimónio. Disseram sentir dentro do coração “uma emoção muito grande, uma mudança de vida”. Uns disseram ter “chorado de emoção, porque suas famílias não estavam de acordo que acedessem aos Sacramentos, criando-lhes dificuldades e empecilhos". Outros disseram que os “filhos são enviados à catequese pelos pais ou responsáveis, mas que estes mesmos não vão à Igreja”. Houve quem sublinhasse que “atrasou” na recepção dos Sacramentos por causa das “transferências de trabalho”. Todos foram unânimes em manifestar a alegria da vida cristã e pedem orações ao Bispo e à Comunidade para que consigam “viver na fidelidade à graça recebida”. Agradeceram seus catequistas: Marcelino Vaz, Pe. Daniel e Irmãs Lurdinha e Geraldina pelo modo bonito como foram acompanhados durante os anos de catequese.

Comunidade paroquial se prepara para a Jornada da Juventude







Nenhum comentário:

Postar um comentário