segunda-feira, 22 de maio de 2017

CATIÓ CELEBRA FESTA DA SUA PADROEIRA


Com a presença de Dom Pedro Zilli e Adriana Nishiyama, nos dias 19 a 21 de maio, sexta-feira a domingo, a comunidade paroquial de Catió celebrou a festa da sua Padroeira Nossa Senhora de Fátima. Neste ano, o Pároco Pe. Fabio Motta, o Vigário paroquial Pe. Maurizio Fioravanti, o seminarista Luca Vinati, as irmãs e toda a comunidade quiseram solenizar o ato para evidenciar o Centenário das Aparições em Fátima e a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta, no dia 13 de maio, pelo Papa Francisco.

Na sexta-feira a noite, Dom Pedro presidiu à celebração da Santa missa e à Adoração ao Santíssimo Sacramento. A Adoração motivada pelas palavras do Papa Francisco na capelinha das aparições, foi marcada em três momentos: com Maria no exigente caminho da cruz; com Maria busquemos Jesus “escondido” no sacrário; com Maria busquemos caminhos melhores para nossa igreja.


No sábado de manhã, foram vividos dois outros lindos momentos: a peregrinação, às 7h30, a partir da entrada de Kibil com mais de 2km de distância da igreja e a Santa Missa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, presidida por Dom Pedro na igreja paroquial.
No início da peregrinação, Pe. Fabio deu uma notícia histórica importante, a partir do “Diário Catió”, um caderno onde os missionários anotavam os fatos mais significativos da paróquia. Segundo o Diário, no dia 9 de junho de 1954, “às 14h00 chegou o barco ‘Formosa’ com o senhor prefeito apostólico, Pe. Vernocchi, Pe. Tiziani e Pe. Biasutti. Às 18h00 saída da imagem de Nossa Senhora de Fátima com toda solenidade...num percurso de 12 km, com velas, para a inauguração da Igreja paroquial”. Feita esta contextualização histórica, deu-se início a peregrinação com cânticos marianos e sobretudo a “13 de Maio”. A oração à “Bem-aventurada Virgem de Fátima, Senhora do Coração Imaculado”, do Papa Francisco diante da imagem na Capelinha das Aparições na sexta-feira, dia 12 de maio, foi juntamente com os cânticos e a oração do terço, um precioso apoio para a escuta de textos evangélicos que apresentam Maria no acolhimento do mistério de Cristo e as seis aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos em 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 15 de agosto, 13 de Setembro e 13 de Outubro de 1917. Concluída a peregrinação, muito bem vivida pelos participantes e por Dom Pedro, seguiu-se a celebração da Santa Missa presidida por ele que citou, na homilia, a Carta Apostólica “Porta Fidei” do Papa Bento XVI quando ele diz que “pela fé, Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação (cf. Lc 1, 38)…”. Dom Pedro recordou que o cristão é um peregrino neste mundo para a vida eterna…!


Na manhã de domingo, 6ºde Pascoa, Dom Pedro presidiu à Santa Missa dominical num ambiente de grande alegria. No final, os casais casados pela Igreja receberam, em tamanho maior, a foto dos azulejos que formam a imagem da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos, colocada a seu tempo, atrás da igreja paroquial.



Após à Missa, Dom Pedro procedeu à bênção e inauguração do espaço com a pavimentação e o arco embelezando os azulejos que formam a referida imagem, que andava bastante desatendida e que poderá ser mais frequentada com a oração do terço e outros momentos de espiritualidade. Antes da bênção e da inauguração, foi transmitida uma mensagem que Dom José Câmnate enviou, via WhatsApp, pedindo desculpas por não ter conseguido responder, com sua presença, ao convite que lhe foi feito para vir à festa e viver um momento de alegria na paróquia onde recebeu o Sacramento do Batismo. Recordou que, em Fátima, o Papa Francisco falou de esperança. Exortou a todos ao seguimento de Cristo. Dom Câmnate e Dom Pedro foram homenageados com o tradicional “pano di pinti”. 





Dom Pedro e padres com Autoridades administrativas, mulçumanos, evangélicos 
A comunidade viveu a alegria do almoço fraterno que contou com as autoridades administrativas, muçulmanos, evangélicos e amigos. Os festejos paroquiais não deixaram de contar com um bem aninado torneio de futebol.


Alunos da escola São Bento
Ainda na sexta-feira à tarde, Dom Pedro visitou a Escola São Bento das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Na sua visita, ele manifestou toda a sua alegria pelas duas mais recentes conquistas da escola: a quadra desportiva, fruto do esforço da Congregação e as três salas de aulas, em construção, oferecidas pela família Balisteri em recordação do seu caro defunto Dr. Giovani Balistreri.


Alunos da Escola Comunitária Orfanato de Paz
Sábado à tarde, Dom Pedro recebeu a visita do Sr. Sembe Djassi, um muçulmano que se diz “agradecido à Missão Católica por ter frequentado, a exemplo de muitos outros, a escola”. Ele se define “líder pastoral das crianças e mulheres gravidas da escola orfanato de paz em Catió”. Na documentação que entregou a Dom Pedro e para entregar a Dom José Câmnate, consta que os matriculados na “Escola Comunitária Orfanato de Paz Sembe Djassi”, do Jardim à sexta-classe, no ano letivo 2016-2017, o total de alunos é de 459. Dizem que ele conta com o apoio de algumas instituições para conseguir levar à frente a obra...! O certo é que a sua dedicação é algo de admirável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário