segunda-feira, 15 de maio de 2017

JORNADAS DA JUVENTUDE CATÓLICA DA GUINÉ-BISSAU 2017: GABU E INGORÉ


Marcha dos Jovens em Gabú
As Dioceses de Bissau e Bafatá realizaram, de 12 a 14 de Maio, Quinto Domingo de Páscoa, as suas Jornadas da Juventude. Dom José Lampra Cá esteve em Ingoré com os jovens de Bissau e Dom Pedro Zilli em Gabu, com os de Bafatá. Em Gabu, os inscritos eram 725 jovens, mas, segundo a organização, teriam sido cerca de 1000 provenientes de todas as paróquias e missões da Diocese. Em Bissau, os inscritos eram 2225, mas falou-se de 3000 participantes de todas as paróquias e missões da Diocese de Bissau.

Marcha dos Jovens em Ingore
Tanto em Gabu como em Ingoré, os jovens foram animados pela Mensagem do Papa Francisco em preparação à 32ª Jornada Mundial da Juventude 2017, com o tema “O Todo-poderoso fez grandes coisas por mim” (Lc 1, 49). O Papa convidou os jovens a empreenderem o caminho de preparação espiritual com vista à Jornada Mundial da Juventude a ter lugar no Panamá de 22 a 27 de Janeiro de 2019 e que este caminho seja feito “em sintonia com a preparação do próximo Sínodo dos Bispos, de outubro 2018 que será dedicado a vós, jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Entre outros aspectos, na catequese do sábado de manhã, Dom Pedro falou das VIRTUDES TEOLOGAIS. Fez isto motivado pelos caminho que o Papa programou fazer com os jovens: 2017: 32ª JMJ: a fé de Maria, quando disse no Magnificat: «O Todo-poderoso fez em Mim maravilhas» (Lc 1, 49); 2018: 33ª JMJ: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus» (Lc 1, 30): a caridade; 2019: 34ª JMJ: «Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38): esperança.

Catequese em Gabú
Dom Pedro falou do Ano Bíblico na Diocese – 2017-2018, tendo incentivado os jovens à leitura da Palavra de Deus. Disse que o fato de os jovens terem feito um grande esforço para chegar até Gabu, “é um sinal de que querem valores que dão sentido às suas vidas”. Durante a catequese, Dom Pedro fez, com os jovens, a oração do Papa Francisco à “bem-aventurada Virgem de Fátima, Senhora do Coração Imaculado”, rezada na Capelinha das Aparições na sexta-feira, dia 12 de maio. Exortou os jovens a assumirem as “algumas sugestões” do Papa Francisco na Mensagem em preparação à 32ª Jornada Mundial da Juventude: “no fim de cada dia, podemos deter-nos alguns minutos a lembrar os momentos belos, os desafios, o que correu bem e o que correu mal; Anotando num caderno, uma espécie de diário espiritual; Oração daqueles que vos precederam; importância de conhecer bem a Bíblia, a Palavra de Deus, de a ler diariamente confrontando a vossa vida…; Santa Missa e os momentos em que celebrardes o sacramento da Reconciliação”.
Após a catequese de Dom Pedro, alguns jovens fizeram-lhe perguntas e o Conselho Caritas apresentou as atividades da Caritas na Diocese. A seguir, presidiu à Santa Missa de Nossa Senhora de Fátima, em comunhão com o Papa Francisco que, na mesma manhã, celebrava em Fátima a Missa do Centenário das Aparições e a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta. Ressalte-se que, no início da catequese, um grupo de muçulmanos veio saudar o bispo, os jovens e todos os presentes: um sinal muito importante de diálogo entre as religiões.


Dom Pedro e Imame de Gabú
No domingo, Dom Presidiu à celebração da missa do Quinto Domingo de Pascoa. Na Homilia, ele aprofundou com jovens, as palavras de Jesus no Evangelho do dia: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”(Jo.14,6). Alem dos momentos referidos com Dom Pedro, a Comissão Diocesana da Juventude e Adolescência, cujo coordenador é o Pe. Maio da Silva, fez um grande trabalho de animação dos participantes: Adoração Eucarística na Sexta-feira à noite; Marcha no sábado à tarde; No sábado à noite: apresentação de músicas, peças e poesias sob o lema da Jornada: “O Todo-poderoso fez grandes coisas por mim”. As melhores apresentações foram: Bambadinca; São Daniel Comboni - Bafatá; Nossa Senhora da Graça - Bafatá; Catió.

Dom Lampra na missa em Ingoré
No final da celebração, uma série de agradecimentos a todos aqueles que deram seu contributo para o bom êxito da Jornada. Dentre eles: Dom Pedro Zilli; as autoridades civis e religiosas; o acolhimento da comunidade paroquial Santa Isabel de Gabu, com seu pároco Pe. Daniel Thiara Boubane, o Vigário Paroquial Pe. Denis Mingou, as Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento, a Comunidade Católica Nova Aliança, a Leiga Missionaria Rebeka Sultana; o Sr. Garcia e o Liceu de Gabu por disponibilizarem seus espaços; Pe. Carlos Andolfi pela ornamentação; as paróquias e missões pelo apoio à vinda dos jovens; aos jovens por não terem medido esforços para estarem em Gabu. Um especial agradecimento à Comissão Diocesana da Juventude e Adolescência, com especial menção a Pe. Maio da Silva e Irmã Estela Gonzales Velasco. 

Missa em Gabú

Nenhum comentário:

Postar um comentário