segunda-feira, 8 de maio de 2017

BOLAMA: PROMESSA DE ESCUTEIROS E SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ



Nos dias 06 e 07 de maio, sábado e domingo, em companhia do casal Leandro e Perola, Dom Pedro Zilli esteve em Visita Pastoral na Paróquia São José de Bolama para dois momentos muito especiais: Promessa de Escuteiros e Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

No sábado à tarde, no salão da Escola de Formação dos Professores, Dom Pedro presidiu a celebração do Quarto Domingo de Pascoa, Domingo do “Bom Pastor”, 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com a Mensagem do Papa Francisco, cujo tema é: “Impelidos pelo Espirito para a missão”. Pe. Abraão Ambessum Sambú, pároco, que fez a promessa como dirigente, concelebrou. Numa celebração muito alegre, cheia de esperança e de novas possibilidades, 87 membros da comunidade fizeram a Promessa: 21 Dirigentes; 11 Lobitos; 15 Exploradores Juniores; 24 Pioneiros – Exploradores Seniores; 16 Caminheiros. Formaram o Agrupamento n. 17.

Durante a Promessa, os membros da Junta Nacional provenientes de Bissau para o evento e que muito se empenharam na formação, em Bolama, do Agrupamento N. 17, falavam de “refundação” do Escutismo na Ilha. De fato, Pe. Henrique Pinto Rema, O.F.M, no seu livro “História da Missões Católicas da Guiné”, às páginas 818-819, diz o seguinte: “A fim de melhor educar a juventude de Bolama, o Pe. Manuel Pereira Gonçalves fundou o Escutismo na paróquia, tendo-se efetuado as primeiras promessas de 8 exploradores e 7 lobitos no dia 7 de abril de 1968…Morreu com a saída do Pe. Pereira, em 06 de julho de 1974”. São passados 50 anos.


Na manha de domingo, Dom Pedro, os padres, as irmãs e toda a comunidade viveram a graça de mais uma alegria: os Sacramentos da Iniciação Cristã, com 18 batismos, 15 crismas e 19 Primeiras- Eucaristias. Toda a gente estava feliz com tudo o que foi vivido com os Escutas e com os Sacramentos. Apesar de todas as dificuldades uma Ilha com muitos problemas, a comunidade católica está vivendo um bom momento de crescimento espiritual e mesmo no âmbito social com melhoria nas estruturas escolares, pastoral da criança…


O artigo “Bolama – uma cidade ‘assassinada’ e população abandonada pelo Estado Guineense”, publicado no jornal “O Democrata” de 07 de maio, refere “que a cidade de Bolama tem uma população estimada em 10.206 (dez mil duzentos e seis) habitantes, de acordo com o senso do Instituto Nacional de Estatística (INE). A região de Bolama de Bijagós tem uma população estimada em 32.424 (trinta dois mil e quatro centos e vinte quatro) habitantes, distribuídos em 88 ilhas e ilhéus, das quais apenas 21 são habitadas sazonalmente e 18 de forma permanente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário