quarta-feira, 31 de maio de 2017

PEREGRINAÇÃO MARIANA EM GEBA : NO CENTENARIO DAS APARIÇÕES EM FÁTIMA E CANONIZAÇÃO DOS PASTORINHOS



Sob o lema “ku Maria no vivi na paz di Kristu”, 1917-2017 - com Maria vivamos na paz de Cristo -, e com a exortação “Geba 2017, no recupera igreja” - recuperemos a igreja-, nos dias 26 e 27 de Maio, sexta-feira e sábado, o Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá realizou mais uma peregrinação a Geba, distante 20 kms de Bafatá, onde em 2014, foram celebrados os 80 anos da construção da atual igreja, em 1934 e os 320 anos da primeira visita de um bispo a Geba, Dom Frei Victoriano do Porto em 1694.


A peregrinação que contou com todas as paróquias e missões do Setor (Nossa Senhora da Graça e São Daniel Comboni de Bafatá, Bambadinca, Contuboel e Gabu) atraiu um bom número de jovens e adolescentes, mas também de adultos. Religiosas e Leigos Consagrados também participaram das celebrações e da peregrinação. Após à celebração penitencial, confissões e adoração eucarística na Sé Catedral de Bafatá, a  peregrinação para Geba teve início às 23 horas da sexta-feira e durou toda a noite.


No sábado, às 8,30, foi feita uma procissão solene com a Imagem de Nossa Senhora, desde a entrada de Geba até à capela, onde Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística, concelebrada pelo vigário geral da Diocese e pároco em Bambadinca, Pe. Domingos da Fonseca; pelo pároco da paróquia Nossa Senhora da Graça e delegado do Setor Pastoral Leste Pe. Alberto Gomes; Pe. José Pizzoli de São Daniel Comboni e coordenador da pastoral diocesana; o pároco de Gabu Pe. Daniel Thiara Boubane o vigário paroquial de Bambadinca Pe. Inácio Djú.



Na homilia, Dom Pedro citou a Carta Apostólica Porta Fidei do Papa Bento XVI, onde ele fala da fé de Maria: “Pela fé, Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação (cf. Lc 1, 38)”. Falou do ser peregrino do cristão a caminho da vida eterna; recordou a alegria do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta no dia 13 de maio.  

Em relação à restauração da igreja, no final da celebração, o Dr. Apolinário Mendes de Carvalho, da “Associação Filhos e Amigos de Geba”, falou do empenho da Associação para terminar os trabalhos “para breve” e da real possibilidade de reinaugurá-la ainda neste ano 2017: ano do Centenário de Fátima. Com Dom Pedro e Pe. Alberto Gomes, Apolinário pensa que “dezembro seja uma boa ocasião”. Pe. Alberto disse estar muito animado com a restauração da igreja, sublinhando que “Geba é um centro de irradiação do Evangelho para várias tabancas próximas, sedentas do encontro com o Senhor no seu Filho, Jesus Cristo”. 


Dom Pedro comunicou aos participantes que foi marcado para o dia 03 de outubro próximo, terça-feira, uma peregrinação dos Missionários do PIME-GB a Geba e que todos “ficaram muito contentes com o convite que lhes lançou”. Disse que este será um “modo muito bonito de o PIME celebrar os 70 anos de chegada na Guiné-Bissau: 1947-2017”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário