domingo, 16 de abril de 2017

SACERDOTES RECÉM-ORDENADOS REUNIRAM-SE


 Sob a presidência de Dom José Lampra Cá, Presidente da Comissão Interdiocesana de Acompanhamento dos Sacerdotes recém-ordenados, com a participação do Dom Pedro Zilli e coordenação do Pe. Celso Corbioli, coordenador da referida comissão e do Pe. Abraão Ambessum Sambu, membro da mesma comissão, nos dias 29 e 30 de Março, quarta e quinta-feira, os sacerdotes recém-ordenados de até 05 anos de sacerdócio reuniram-se no Centro Feira das Possibilidades de Nhabijão, Diocese de Bafatá.

Conforme sublinhado pelo Pe. Celso no email de convocação, “estas reuniões têm por objetivo reforçar a nossa comunhão sacerdotal e viver melhor a nossa adesão à mensagem evangélica”. Tendo presente este objetivo fundamental na vida sacerdotal, nos dois dias marcados pela celebração da Eucaristia e momentos forte de oração, o grupo refletiu, entre outros, sobre os seguintes temas: Dom Pedro Zilli meditou sobre a Quaresma a partir da Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2017; Dom José Lampra Cá aprofundou o documento Mutuae relationes que fala dos critérios diretivos para as relações mútuas entre os bispos e os religiosos na Igreja. Dom Lampra disse que “a relação mútua entre bispos e consagrados deve contribuir para a comunhão eclesial”. E que “os bispos e religiosos devem estar aplicados no única missão da Igreja que é o serviço ao povo de Deus”. Pe. José Pizzoli apresentou uma síntese da Exortação Apostólica “A alegria do Amor” (Amoris Laetitia) do Papa Francisco. Realçou que a Exortação “é fruto da caminhada da Igreja que realizou dois Sínodos sobre a família: Extraordinário em 2014 e um Ordinário em 2015. Referindo-se ao numero 243 da Exortação, salienta que o Papa Francisco “abriu caminhos e que cabe a nós percorrê-los, fundados num verdadeiro discernimento”.

Pe. Celso fez um momento de espiritualidade, dizendo que na cruz, Jesus sentiu-se abandonado pelo Pai: “Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste?”(Mt.27,46). Falou também de Maria “aos pés da cruz”. Disse que toda a sua vida foi fundada no sofrimento e que no final estava “aos pés da cruz” de Jesus. Sublinhou que podemos fazer a experiencia de Maria quando, depois de ter feito tudo por seu filho, recomeçou sua vida acolhendo João como filho (cf. Jo. 19, 26).


Depois de uma breve avaliação, programação e agradecimentos ao Centro de Nhabijão na pessoa da Sra. Monica Canavesi, os participantes retornaram às suas paróquias e missões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário