sábado, 29 de abril de 2017

EMPADA: VISITA PASTORAL DE DOM PEDRO ZILLI, MATRIMONIO E CRISMAS



De sexta-feira a domingo, dias 21 a 23 de abril, Dom Pedro Zilli esteve visitando a Paróquia Nossa Senhora Consolata, em Empada, para dois motivos muito especiais: o matrimónio do casal Osvaldo Bassuco Sanca e Clementina João dos Santos no sábado, dia 22, de manhã e crismas para 05 membros da comunidade no domingo, dia 23, Segundo Domingo de Pascoa, “Domingo da Divina Misericórdia”.

No sábado, às 9 horas, a linda celebração da Eucaristia, presidida por Dom Pedro, concelebrada pelo Pároco Pe. António Ambona e o Vigário Paroquial, Pe. Maio da Silva, com o matrimónio do Osvaldo e da Clementina que, com a ajuda da Irmã Ema Piera, se preparam tao bem, em Bissau, e quiseram celebrar o matrimónio na própria comunidade de origem. Inspirando-se numa expressão do canto em kriol feito para a ocasião, “konsolata sta kontenti” – Nossa Senhora Consolata, Padroeira da Paróquia “está contente”, Dom Pedro sublinhou que todos – bispo, padres, irmãs, familiares dos noivos, a comunidade e especialmente os noivos, estavam contentes pela “graça de mais um matrimónio na Igreja”; como bem sublinhou, “um matrimónio de um jovem casal é um estímulo para os jovem a porem todas a sua confiança no Senhor e a não terem medo de procurar a graça deste Sacramento”. À tarde, houve uma linda festa no Salão da casa das irmãs. Dom Pedro recordou os 40 anos da Diocese de Bissau, os 20 anos de alguns batismos e os primeiros matrimónios da comunidade no dia 05 de abril de 1997, presididos pelo Pe. João Dias Vicente, OFM, então Vigário Geral da Diocese de Bissau que compreendia todo o território da Guiné-Bissau. Recordou os 25 anos das Missionárias da Consolata que chegaram em Bissau e em Empada no ano de 1992.

No domingo, as 9 horas, com a participação dos neófitos, Dom Pedro presidiu à celebração da Santa Missa do Segundo Domingo de Pascoa e ministrou o Sacramento da confirmação para 05 jovens da comunidade. Exortou a eles e a comunidade “a vivem como cristãos maduros na fé e na vivência eclesial”. No início da celebração, Pe. Maio da Silva apresentou os nomes daqueles que se casaram em abril de 1997 e convidou a todos a rezarem por eles e, de modo especial, pelos que dentre eles já faleceram. A exemplo da visita de outubro do ano passado -2016-, Dom Pedro sugeriu que a comunidade valorize o jubileu dos 25 anos das Missionarias da Consolata na Guiné-Bissau com “iniciativas apropriadas”. Recordou à comunidade a Assembleia Geral da Caritas Guiné-Bissau nos dias 04 e 05 de maio próximo.

Crismados 

No final da celebração, deu boas vindas à Guiné-Bissau à Irmã Noeli Domingos Bueno, missionária brasileira da Consolata, recém-chegada na Guiné-Bissau. Deu boas vindas à Irmã Ema Piera a Empada que, estando em Bor - Bissau – continua ligada sua antiga Missão Católica de Empada, erigida a Paróquia no dia 24 de junho de 2012.

Com neófitos



Nenhum comentário:

Postar um comentário